71 views 12 mins

Geral 14/06/2017

em Geral
terça-feira, 13 de junho de 2017
Formação rochosa conhecida como Prateleiras é uma das atrações do Parque de Itatiaia, que completa 80 anos.

Parque Nacional de Itatiaia comemora 80 anos com novidades para visitantes

Formação rochosa conhecida como Prateleiras é uma das atrações do Parque de Itatiaia, que completa 80 anos.

O Parque Nacional de Itatiaia reinaugurou o centro de visitantes, inteiramente revitalizado, ontem (13), em comemoração aos seus 80 anos

Localizado na Serra da Mantiqueira, entre Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais, o parque é o mais antigo do Brasil. Inaugurado em 1937, faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco, além de ser classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade.
O evento de ontem contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e do presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski. A reinauguração contou também com uma exposição interativa da fauna e flora da região, além do lançamento do livro de fotos Aves do Parque Nacional do Itatiaia, do fotógrafo Luiz Carlos da Costa Ribenboim, que se dedica aos registros de pássaros há mais de 10 anos. A publicação reúne imagens de diversos fotógrafos da região.
Hoje (14), data oficial do aniversário do parque, a banda da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) vai recepcionar o público, e os visitantes também poderão conferir uma mostra especial de filmes, além de participar de atividades de educação ambiental. Outras atividades comemorativas estão programadas para o restante do ano, como um seminário de montanhismo organizado pela Confederação Brasileira de Montanhismo, atividades educativas e exposições de fotos do parque.
O Parque Nacional de Itatiaia, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas, está aberto para o público todos os dias, oferecendo diferentes atividades para visitantes de todas as idades. O local tem fácil acesso pela Rodovia Presidente Dutra e conta com trilhas, cachoeiras, mirantes, escaladas, um visual único, além de uma grande variedade de seres vivos, sendo mais de 300 espécies de pássaros e 50 de mamíferos, além de 5 mil tipos de insetos e inúmeros répteis e anfíbios. É considerado um dos melhores lugares do mundo para o birdwatching, termo em inglês para a prática de observação de pássaros.
A parte alta do parque também é chamada de Planalto de Itatiaia, onde estão concentradas formações rochosas que compõem as paisagens impressionantes dos famosos pontos turísticos da região, como o Morro do Couto, a Pedra do Altar, as prateleiras e o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, com 2.791 metros de altura, onde no inverno as temperaturas ficam abaixo de 0° Celsius (ABr).

Nascimento de gêmeos em São Paulo é maior em bairros mais ricos

Nova edição do ‘Encontro de Gêmeos da USP’ acontece entre os dias 28 e 31 de julho.

Vila Mariana, Lapa e Pinheiros são bairros campeões em nascimentos de crianças gêmeas no município de São Paulo. Uma das hipóteses levantadas para isso é o maior poder aquisitivo das pessoas que moram nessas regiões, o que lhes possibilita mais acesso a métodos de fertilização artificial que induzem à gravidez múltipla. O resultado faz parte de pesquisas do Instituto de Psicologia da USP com o intuito de traçar um mapeamento de nascimentos de gêmeos univitelinos e dizigóticos na cidade de São Paulo.
Estas conclusões serão apresentadas no segundo Encontro de Gêmeos da USP, que acontecerá no Cepeusp, no dia 28 de julho, e no Instituto de Psicologia, no dia 31.
Entre 2003 e 2015, nos bairros da Lapa e Pinheiros, foi registrado o maior número de nascimentos de gêmeos no município de São Paulo: cerca de 1.714 crianças nascidas de mães cuja renda familiar era de 7,6 salários mínimos (média ponderada). Já Guaianases, um dos bairros periféricos do extremo leste, ficou em último lugar, com 602 crianças gêmeas nascidas de mães com renda familiar de 1,8 salário mínimo. Na Vila Mariana e no Jabaquara nasceram 1.467 gêmeos para 6,5 salários mínimos; Butantã, 1.174 para 4,7 salários mínimos; Ipiranga, 1.006, para 3,7 salários mínimos; e Itaim Paulista, 769 para 1,9 salário mínimo. Quanto à renda familiar, foi considerada a do ano de 2010, a última disponibilizada pelo site da Prefeitura paulistana.
Nas primeiras análises da pesquisa realizadas pelo bolsista Jonas Arantes, sob orientação da professora Emma Otta, do IP, já foi possível apurar que a renda familiar influencia de forma significativa a taxa de natalidade e que existe diferença entre nascimentos de gêmeos em hospitais públicos e privados. Os partos múltiplos ou de gêmeos acontecem com maior frequência em hospitais particulares, revela Emma. “O fato também pode estar relacionado à postergação da gravidez das mulheres, que hoje priorizam a carreira em detrimento do desejo de ter filhos” (Ivanir Ferreira/Jornal da USP).

Rosário se prepara para casamento do ano de Messi e Antonella

Na Argentina, ninguém duvida que o casamento entre o craque do Barcelona, Lionel Messi, e sua companheira de longa data, Antonella Roccuzzo, será o “evento do ano” no país. Marcado para o próximo dia 30, o casal deve fazer uma mega festa para até 650 convidados em um “grande hotel” da cidade, segundo a mídia local. A cerimônia de matrimônio deve ser realizada na catedral de Rosário.
Apesar dos poucos detalhes revelados até o momento, sabe-se que a festa será animada pelo grupo uruguaio de cumbia pop Rombai e pela cantora argentina Karina Tejada, namorada do jogador argentino Kun Aguero. Além disso, o vestido escolhido por Roccuzzo foi criado pela estilista catalã Rosa Clara, que já estaria na Argentina para os detalhes finais. Os dois já estão juntos há 10 anos e tem dois filhos, Thiago e Mateo, mas decidiram oficializar a relação agora.
No entanto, há três semanas do casório, a mídia argentina informa que o casal demitiu a responsável pela organização do casamento, Bárbara Diez, que já organizou o matrimônio do atual presidente Mauricio Macri com Juliana Awada. De acordo com os jornais, a assessora teria se recusado a mudar alguns planos para a data – como uma redução drástica de convidados – de 650 para 250 – e a troca do local da festa. O alto valor do evento também teria desagradado os dois. O casal não se pronunciou oficialmente sobre o caso (ANSA).

Leilão de moeda rara do Reino da Itália quebra recorde

Moeda de 50 liras de Vittorio Emanuele II, de 1864, vendida por 146,4 mil euros.

Superou os 3,5 milhões de euros o último leilão de moedas, cédulas e medalhas raras realizado pela famosa casa Aste Bolaffi, de Turim. E o novo recorde da sociedade se deu principalmente pela venda da rara moeda de 50 liras de Vittorio Emanuele II, de 1864, por um significativo valor de 146,4 mil euros. “É uma das moedas mais raras do Reino da Itália, cunhada em apenas 103 exemplares. Ela vai a leilão a partir de 75 mil euros, mas pode superar os 100 mil”, havia dito Gabriele Tonello, um dos especialistas da Aste Bolaffi, alguns dias antes do leilão.
Entre os outros melhores resultados da noite também se encontra o 12 Zecchini, moeda de ouro emitida pela República Veneziana, do duque veneziano Paolo Renier, cujo valor partiu dos 15 mil euros, mas chegou aos 97,6 mil euros; a nota de 100 liras de 1872 da Zecca di Roma, por 53.680 euros; a moeda de 10 ducati do imperador do Sacro Império Romano-Germânico Fernando II, por 43.920 euros; e a moeda de 8 zecchini do duque de Veneza Giovanni Mocenigo, também por 43.920 euros.
Já a seção de medalhas foi leiloada ao todo por um valor de quase meio milhão de euros. A principal delas foi um colar de ouro de um dos Cavalheiros de Sua Santidade concedida pelo papa Paulo VI de meio quilo que foi leiloado por 17,5 mil euros (ANSA).

Ministério da Saúde lança plataforma para promoção à saúde

Com o objetivo de aproximar a população de informações especializadas sobre promoção à saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou, ontem (13), a plataforma Saúde Brasil (www.saude.gov.br/saudebrasil). A ferramenta na internet faz parte de uma campanha que visa conscientizar a população brasileira de que a promoção da saúde é o melhor remédio para uma vida saudável.
Todos os conteúdos e serviços estão baseados em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter peso saudável; eu quero me alimentar melhor; e eu quero me exercitar. Ao lançar a plataforma, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que a ferramenta é um ambiente de dicas e estímulo para uma vida mais saudável, além de trazer informação simples e rápida para a população.
“Má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade levam ao adoecimento. Alguns exemplos das doenças adquiridas por esses maus hábitos são: a diabetes, a hipertensão, o infarto e o AVC, que sobrecarregam o sistema de saúde. Só para tratar a obesidade, por exemplo, o SUS gasta quase meio bilhão de reais em um ano”, enfatizou Barros (Ag.Saúde).