75 views 15 mins

Geral 12/04/2016

em Geral
segunda-feira, 11 de abril de 2016

São Paulo começou a vacinar crianças, gestantes e idosos

Hilda de Jesus Escobar, de 86 anos, é vacinada no Emílio Ribas.

A vacinação contra a gripe H1N1 começou ontem (10) na capital paulista e na Grande São Paulo

Nesta fase, serão sendo imunizados crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos, totalizando 3 milhões de pessoas. A campanha precisou ser antecipada no estado porque o vírus da gripe começou a circular mais cedo este ano. Foram registrados, até 5 de abril, 667 casos da doença e 75 óbitos. De acordo com o infectologista e supervisor do Pronto-Socorro do Hospital Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira, na maioria dos casos de morte, os pacientes já apresentavam doenças crônicas.
Por isso, a próxima etapa de imunização, a partir do dia 18, terá como alvos os portadores dessas doenças e imunodeprimidos, mulheres no período de 45 dias após o parto e população indígena. Teixeira alerta que não há razão para pânico. Segundo o especialista, o que pode ter elevado o total de mortes este ano foi a falta de informação sobre a chegada antecipada do vírus, tanto por parte da população quanto dos serviços de saúde. Isso pode ter prejudicado o tratamento. “A gente sabe que todo ano tem gripe, uma parte vai ter complicação e uma parte vai a óbito”, disse.
No posto de saúde no bairro Alto de Pinheiros, o movimento era tranquilo na manhã de ontem. Thaís Sartor, de 63 anos, aposentada, estava preocupada com uma possível fila e, por isso, chegou mais cedo. “O povo está muito desesperado, nessas filas. Não é assim também. Todo ano a gente toma vacina e sempre foi tranquilo”. A diarista Regiane Vieira da Silva, de 30 anos, levou o filho de 1 ano e 2 meses para ser vacinado. Ela disse que só esperou meia hora para tomar a vacina. “Foi rapidinho. Estava ansiosa para receber, mas queria que minha outra filha, de 9 anos, também recebesse a vacina”.
A psicóloga Andreia Kinsan, de 39 anos, levou o filho Pietro, de 3 anos, para ser vacinado, mas estava preocupada com o outro filho, Enzo, de 9 anos, que sofre de asma. “Se não desse para tomar aqui, eu ia levar meus filhos no [médico] particular. Todo ano nós tomamos, mas a minha preocupação é com aqueles que não se vacinam”, disse a psicóloga.
De acordo com o infectologista, todas as gestantes que receberem a vacina, em qualquer período da gravidez, continuam repassando os anticorpos para o bebê, que fica imunizado até o sexto mês de vida. Segundo o infectologista, a vacina contra a H1N1 começa a proteger em 14 a 21 dias. Porém, os cuidados devem ser mantidos, já que, mesmo vacinada, a pessoa pode pegar gripe. “A vacina tem 70% de eficácia, em média”. Além disso, a imunização não protege contra resfriados, que é uma versão mais branda da doença (ABr).

Grupos pró e contra impeachment montam acampamento em Brasília

Manifestantes pró impeachment montaram acampamento no Parque da Cidade.

Manifestantes a favor e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff começaram a montar acampamento próximo à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde a noite de domingo, e prometem permanecer na capital até o fim da tramitação do pedido, na Câmara, de afastamento da presidenta. A previsão é que a apreciação do parecer da comissão especial que analisa o impeachment, no plenário da Câmara, comece na sexta-feira (15) e se prolongue por três dias, até o próximo domingo (17).
Os manifestantes que defendem o afastamento da presidenta montaram acampamento no Parque da Cidade, a 2 km de distância do Teatro Nacional. O movimento Resistência Popular, que, segundo os coordenadores, congrega integrantes de diferentes grupos contrários ao governo, organiza o local, onde se reúnem pessoas de 20 estados. Os movimentos que são contrários ao impedimento de Dilma montam suas barracas no estacionamento do Teatro Nacional, a poucos quilômetros do Congresso.
Cerca de 20 ônibus, vindos de todas as regiões do Brasil, estão no local, entre representantes do MST e CUT, entre outros. Ambos os lados disseram esperar a concentração de centenas de milhares de pessoas até o domingo (17). A PM monitora os acampamentos e a Segurança Pública montou um esquema especial, dividindo a Esplanada dos Ministérios ao meio com um alambrado. A ideia é impedir a visibilidade entre os grupos contrários e reduzir a chance de provocações e embates.

Governo quer expropriar casa onde Hitler nasceu

O governo federal da Áustria pretende expropriar a casa de Braunau am Inn, cidade situada na fronteira com a Alemanha, onde nasceu Adolf Hitler, em abril de 1889. Segundo fontes citadas pela rede britânica “BBC”, o objetivo é evitar que a residência continue a ser lugar de culto e peregrinação para simpatizantes neonazistas de todo o mundo. A decisão foi tomada após anos de discussões sobre o destino do imóvel.
Entre 1972 e 2011, o governo alugou a casa para abrigar um centro para pessoas com deficiência, mas o contrato foi rompido por divergências com a proprietária do local, Gerlinde Pommer. O novo plano prevê uma oferta de compensação à dona do imóvel, para depois transferir a residência para o poder federal.
“Chegamos à conclusão de que a expropriação é o único modo de evitar que o edifício seja explorado por simpatizantes do nazismo”, declarou Karl-Heinz Grundböck, porta-voz do Ministério do Interior austríaco. No entanto, ainda não se conhece o futuro da casa, se será preservada, reformada ou demolida (ANSA).

Falta de incentivo à cultura regional

Um Seminário sobre as dificuldades de incentivo à cultura no país foi realizado no Conselho de Comunicação Social do Congresso ontem (11). Os problemas relacionados à aplicação da Lei Rouanet, além de outros temas, foram debatidos pelos expositores e conselheiros, que apontaram uma preocupação com a falta de incentivo à cultura regional do país.
A conselheira Maria José Braga questionou como o Ministério da Cultura pensa em fazer para diminuir a concentração regional e de algumas linguagens. O diretor de Mecanismo de Fomento do MinC, Leonardo Hernandes, disse que, embora com o orçamento limitado, o ministério discute a criação de formas de repasse de recursos para os fundos estaduais, que deverão repassar para os municipais para aplicar políticas pactuadas através dos planos municipais de cultura.
Em relação à aplicação da Lei Rouanet, o secretário de Educação do TCU), Ismar Barbosa Cruz, disse que o tribunal apontou que o MinC violou o interesse público ao autorizar a captação de recursos para um projeto muito lucrativo em detrimento a projetos que não poderiam se autossustentar (Ag.Senado).

Existência de familiares vivos de Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci.

A família de Leonardo Da Vinci não foi extinta como se pensava: segundo um estudo italiano, que demorou 43 anos para ficar pronto, há descendentes vivos do pai do gênio, Piero. O anúncio da descoberta foi realizado por um dos maiores especialistas no assunto e diretor do Museu Ideale Leonardo Da Vinci, Alessandro Vessozi, e pela historiadora Agnese Sabato em ocasião do evento “Leonardo Vive”, que será realizado nesta quinta-feira (14) no teatro em Vinci, na Itália.
Os dois apresentarão os resultados de um pesquisa multidisciplinar que analisou os antepassados do inventor italiano e seus descendentes diretos até hoje, alguns dos quais estarão presentes no evento de quinta. O objetivo do estudo, que levou Vessozi e Sabato a buscar por “traços” e documentos sobre Da Vinci na França e na Espanha, era reconstruir toda a genealogia da família, por 15 gerações, e ainda analisar os locais de vida e de sepultamento de seus familiares.
Segundo os pesquisadores, o alvo foi atingido não somente com a individualização de diversos lugares esquecidos de sepulturas dos descendentes através dos séculos, mas também com a identificação dos descendentes vivos. “Este evento ilustrará os resultados extraordinários de uma busca ainda em progresso que empenhou grande parte dos meus estudos, dedicados à obra e ao mito, aos territórios e à atualidade de Leonardo, compreendida a história de sua família e de sua genealogia”, disse Vessozi ressaltando que “não faltarão nomes surpreendentes” no anúncio.
O diretor do museu dedicado à Da Vinci ainda informou que a pesquisa tem uma “importante razão científica: oferecerá a possibilidade de analisar o DNA de Leonardo Da Vinci, mas isso será objeto de uma próxima convenção internacional” (ANSA).

Keiko Fujimori disputará segundo turno no Peru

A filha do ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000), Keiko, lidera a contagem de votos após os peruanos irem às urnas no último domingo (10), para escolher o sucessor de Ollanta Humala na Presidência. Ela, no entanto, não deve conseguir mais de 50% dos votos e irá disputar um segundo turno, que será realizado em 5 de junho, com o economista e ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski.
Com pouco mais de 40% das urnas contabilizadas, Keiko recebeu 38,18% dos votos e Kuczynski 24,25%. Apesar de ter liderado as pesquisas de intenções de voto durante a campanha do primeiro turno, a filha de Fujimori, que cumpre pena de 25 anos de prisão por corrupção e violação dos direitos humanos, terá um desafio maior na segunda etapa eleitoral. Isso porque muitos peruanos temem a volta do fujimorismo e devem apoiar Kuczynski.
Keiko, por sua vez, tenta se afastar de seu pai e disse que não vai dar indulto humanitário para ele, apesar de ter pedido diversas vezes nos últimos anos que ele pudesse cumprir a pena em casa por conta de seu estado de saúde (ANSA).

Paim quer assembléia revisional

A convocação de uma assembleia revisional exclusiva para a reforma política, eleitoral e partidária, com membros a serem eleitos já nas eleições municipais deste ano, em 2 de outubro, está prevista numa proposta de emenda à Constituição apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Pela proposta, a assembleia será formada por 129 representantes do povo, terá 180 dias para concluir os trabalhos e mudanças no sistema político, eleitoral e partidário nela aprovadas serão submetidas a um referendo popular. Se a reforma receber o aval popular, as novas regras começarão a valer já em 2018.
Em defesa de sua proposta, Paim disse que o país vive um momento difícil e que compete ao Congresso lançar as âncoras de preservação do ambiente democrático e as pontes que possibilitem uma transição pacífica e consensual para uma nova etapa da vida nacional. Nesse contexto, ele considera a reforma política um elemento fundamental (Ag.Senado).