65 views 8 mins

Geral 11/12/2018

em Geral
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Estatuas temproario

Estátuas humanas chamam atenção para combate ao Aedes aegypti

Uma intervenção artística com estátuas humanas em pontos de grande circulação na capital paulista, no último fim de semana, buscou conscientizar a população sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti

Estatuas temproario

Em pequenos pedestais, as estátuas humanas ficam inertes, segurando objetos que podem acumular água parada. Foto: Leon Rodrigues

A ação faz parte Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que promove ações educativas e de limpeza no período que antecede o verão para informar sobre os meios de proteção de doenças como dengue, febre pela Chikungunya e doença aguda pelo vírus Zika. Nesse período, o aumento das chuvas favorece o ciclo de reprodução do mosquito transmissor.
Em pequenos pedestais, as estátuas humanas ficam inertes, segurando objetos que podem acumular água parada. A ideia é chamar atenção público que circula por locais como a Avenida Paulista; terminais de ônibus; parques e metrô. Nesses locais, também são distribuídos folhetos informativos com dicas sobre o combate ao mosquito. Além disso, o público é estimulado a fazer selfies com as estátuas e postas nas redes sociais com a hashtag da campanha #MosquitoVilao.
Segundo os dados da prefeitura, até outubro foram confirmados 505 casos de dengue no município; em 2017 foram 866 casos e não houve registro de óbitos nos dois períodos. Já para chikungunya, até o momento foram confirmados 24 casos autóctones (adquiridos no município) e 30 importados. No ano passado foram 28 autóctones e 115 importados. Neste ano não houve nenhum caso autóctone de zika. Apenas um caso importado. Em 2017 foram três autóctones e um importado.
A prevenção de arboviroses – doenças transmitidas por insetos e aracnídeos – inclui também a intensificação da vacinação contra febre amarela. O último balanço da prefeitura, divulgado em 26 de novembro, mostra que a cobertura vacinal no município está em 59,04%. A meta é alcançar 95%. Quem ainda não se protegeu contra a febre amarela pode receber a dose em todos os postos de saúde da capital. Para saber qual a unidade de referência para determinado endereço, basta consultar o Busca Saúde no site (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/) (ABr).

Fãs mantêm viva a lenda de Jim Morrison, que completaria 75 anos

Fas temproario

Um fã observa o túmulo de Jim Morrison, em Paris. Foto: Etienne Laurent/EFE

Jim Morrison completaria 75 anos no último sábado (8) e o carinho dos fãs ao se depararem com o túmulo no cemitério Père Lachaise de Paris, cidade onde o artista morreu no dia 3 de julho de 1971, mostra que, longe de extinguir a lenda, a morte do ex-vocalista da The Doors apenas o engrandeceu. Flores frescas e garrafas de bebidas alcoólicas estão constantemente sobre a sepultura, isso sem falar nas inúmeras visitas de fãs e turistas que contrastam com a calma nos demais túmulos.
O universo do rock ainda chorava pelas mortes quase consecutivas de Jimi Hendrix e Janis Joplin – que, como ele, também morreram aos 27 anos – quando James Douglas Morrison, popularmente conhecido como “O Rei Lagarto”, se instalou na capital francesa com a namorada, Pamela Courson. O Morrison obeso e alcoólatra que em março de 1971 se refugiou dos seus problemas pessoais e jurídicos em Paris se distanciava muito daquele que se tornou um ídolo das massas, que aplaudiam sua entrega e irreverência.
Um ano antes de ser encontrado morto na banheira do seu apartamento pela companheira, o artista foi condenado a seis meses de prisão por conduta obscena durante um show em Miami, mas o pagamento de uma fiança de US$ 50 mil o deixou em liberdade. Em 2010, em meio às dúvidas que cercaram esse polêmico incidente, Morrison ganhou um perdão póstumo. A certidão de óbito declarou que o músico morreu devido a uma parada cardíaca, mas a ausência de uma autópsia deu força aos críticos da versão oficial.
Músicas como “Riders On The Storm”, “Light My Fire”, “Hello, I Love You” e “Break On Through (To The Other Side)”, que o vocalista transformou em hinos de várias gerações, fazem parte do legado de Morrison, um poeta frustrado e admirador de Baudelaire e Rimbaud.
Embora muitos dos fãs desconheçam que Morrison nasceu em 8 de dezembro de 1943 em Melbourne, na Flórida, seu túmulo, rodeado por uma cerca metálica, não necessita de datas especiais para ser habitualmente o mais visitado (Marta Garde/Agência EFE)

Ghosn é acusado de esconder renda pactuada com Nissan

A Promotoria de Tóquio acusou ontem (10) o empresário franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan, de não declarar parte da renda estipulada com a companhia durante cinco anos, até março de 2015. Ghosn, de 64 anos, foi detido em Tóquio no dia 19 de novembro, acusado inicialmente de esconder das autoridades renda pactuada de perto de 5 bilhões de ienes (US$ 44 milhões).
Os documentos de acusação da promotoria consideram que a Nissan também cometeu irregularidades ao não reportar ao regulador da bolsa parte da renda pactuada com Ghosn nos relatórios contábeis anuais da companhia. A emissora pública de televisão do Japão NHK e a EFE tiveram acessos a documentos referentes a Ghosn, que são analisados pela Promotoria de Tóquio.
Ghosn segue como presidente e diretor executivo da firma francesa Renault, com a qual a Nissan tem uma aliança. Também foi cessada, como presidente da Mitsubishi, a terceira peça da aliança do setor automotor forjada há quase duas décadas.