77 views 14 mins

Geral 10/06/2016

em Geral
quinta-feira, 09 de junho de 2016

Três em cada quatro brasileiros já deram um “jeitinho”

De acordo com o Ipsos, 74% dos entrevistados afirmam que já “deram um jeitinho” em algum momento da vida.

Atitudes como pedir a ajuda de um amigo que trabalha no serviço público para expedir um documento mais rápido ou pedir a um médico conhecido para passar na frente na fila do posto de saúde é, para a maioria dos brasileiros, uma atitude considerada apenas um “jeitinho”. A constatação faz parte da pesquisa Corrupção e Ética, realizada pela Ipsos com 1.200 pessoas em 72 cidades do país

O estudo, realizado entre 29 de abril e 7 de maio, identificou que a maioria dos brasileiros já cometeu pequenos atos de irregularidade em benefício próprio: 74% dos entrevistados afirmam que já “deram um jeitinho” em algum momento e outros 62% disseram que usaram do expediente no último ano. Sete em cada dez entrevistados já pediram para alguém “dar um jeitinho”.
Nas duas situações descritas acima, mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que tais atitudes são mais um “jeitinho” que um ato corruptivo. Para um quarto dos pesquisados, fazer um “gato” na energia elétrica ou pagar um funcionário da companhia elétrica para fazer o relógio de energia marcar um consumo menor não é corrupção – é apenas “dar um jeitinho”.
A pesquisa mostra ainda que há aumento nos que declaram que já usaram de pequenos atos que flertam com a ilegalidade. Entre outubro de 2014 e maio 2016, houve um crescimento de 13 pontos percentuais entre os que declararam terem dado um “jeitinho” no último ano. O índice dos que declararam ter usado da prática no ano anterior saltou de 49% para 62% no período. Aumentou ainda o número dos que já ouviram falar do expediente (de 78% para 91%) e dos que afirmam já terem usado dele (de 61% para 74%). Também subiu em 11 pontos percentuais quem já pediu para alguém dar um “jeitinho” (de 56% para 67%).
Apesar dos altos índices em quem declara já ter agido dessa maneira, a maioria dos entrevistados condena a prática. Para 67% dos entrevistados, “jeitinho” é algo errado. Também há mais pessoas hoje que classificam tais atitudes como sempre incorretas que havia no passado. Em outubro de 2014, apenas 16% dos entrevistados afirmavam que dar um “jeitinho” é uma prática sempre errada. Em maio deste ano, 29% dos pesquisados se posicionaram dessa forma.
De acordo com o levantamento, a grande maioria acredita que, para que as coisas funcionem, é preciso que todos cumpram a lei (82%) e que, quando alguém deseja para si um tratamento diferente da lei, está prejudicando a sociedade (64%). Porém, para quatro em cada dez entrevistados (43%), toda lei precisa de exceções e, para mais de um terço dos pesquisados (36%), é possível passar por cima das leis com uma boa conversa. Fonte e mais informações, acesse: (www.ipsos.com.br).

População protesta por falta de alimentos na Venezuela

Protestos em massa ocorreram em várias áreas de Caracas, por causa de falta de comida, de bens e serviços.

Um enfretamento entre policiais e manifestantes, que protestavam contra a crise de abastecimento de alimentos e remédios, foi registrada na capital da Venezuela, Caracas, na noite da última quarta-feira (8). Segundo a imprensa local, um homem ficou ferido após ser alvo de balas de borracha.
Tudo começou quando dezenas de pessoas que estavam na fila desde a noite anterior na frente de três lojas locais, para se certificar de que poderiam comprar comida, tiveram as portas fechadas na sua frente, por ordens do governo. Diante da grave crise econômica e de abastecimento, o governo de Nicolás Maduro controla o preço dos alimentos e os distribui por meio de comitês de bairros controlados pelo chavismo.
“Estamos aqui desde a 2 horas da manhã, não é justo que agora nos digam que não estão vendendo nada”, declarou uma mulher entrevistada pelo jornal “El Nacional”. Enquanto aumentava a tensão, os manifestantes bloquearam a rua e queimaram pneus. Policiais foram enviados ao local para dispersar os manifestantes, disparando balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo contra a multidão. Lixo – Diante da falta de alimentos, muito venezuelanos estão procurando restos no lixo para se alimentar, como publicou a agência de notícias norte-americana “Associated Press”.
Julio Nogueira, que até recentemente trabalhava em uma padaria, hoje passa seus dias procurando por comida no lixo. “Faço isso para não morrer de fome”, diz, enquanto vasculha por uma pilha de tomates mofados. Calcula-se que cerca de 76% da população da Venezuela esteja vivendo abaixo da linha da pobreza. Em 2014, essa cifra era de pouco mais de 50%. O governo de Maduro acusa a oposição de tentar “desestabilizar” a economia local. Enquanto isso, os opositores tentam promover um referendo revogatório do mandato do presidente, que sofre com empecilhos impostos pela Justiça, nas mãos do chavismo (ANSA).

Hamas reivindicou autoria de atentado em Tel Aviv

O grupo extremista islâmico Hamas, que comanda a Faixa de Gaza, reivindicou a autoria do atentado ocorrido quarta-feira (8) à noite, em um centro comercial de luxo, em Tel-Aviv, quando dois atiradores palestinos abriram fogo contra israelenses que estavam o Sarona Market. Os dois jovens foram identificados como Muhammad e Khalid Muhamra. O grupo já havia se manifestado, pelo Twitter, comemorando o ataque e anunciando possíveis novos atentados durante o Ramadã, que começou na segunda-feira (6). O Ramadã é o mês de jejum dos muçulmanos e um dos cinco pilares do Islã.
Muhammad e Khalid eram primos e viviam no povoado de Yatta, na Cisjordânia, próximo a Hebron e a mais ou menos 50 quilômetros de Tel-Aviv. Por causa do atentado, o governo israelense suspendeu mais de duzentas permissões de trabalho de palestinos residentes em Yatta, todos familiares de Muhammad e Khalid. E, segundo a imprensa israelense, outras 83 mil permissões a palestinos podem ser suspensas. Os dois terroristas vestidos como judeus ultraortodoxos entraram em um restaurante do Sarona Market e dispararam contra as pessoas que estavam no local. Quatro israelenses morreram e pelo menos seis ficaram feridos.
Um dos atiradores foi atingido pela segurança local e está no hospital e o outro foi levado para prestar depoimento. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento dos disparos e revelam que o número de mortos só não foi maior porque uma das metralhadoras travou e foi abandonada no local do crime. O atentando faz parte de uma onda de violência que começou em outubro e já deixou mais de 200 mortos, a maioria deles, palestinos (ABr).

Pelé e Maradona se abraçam e prometem fim de brigas

Maradona e Pelé no jogo pela paz, em Paris.

Em um jogo pela paz em Paris ontem (9), Pelé e Maradona se abraçaram e prometeram por fim às brigas e a intensa rivalidade que existe há décadas entre ambos. “Gostaria de agradecer ao Pelé por estar aqui conosco. Gostamos muito dele e sabemos quem foi e quem sempre ele será. Pelé é bem vindo à nossa família. Sem mais brigas, te prometo”, disse o argentino durante o evento. Por sua vez, o “Rei do Futebol” disse que o mais importante desse momento é “a mensagem de paz”. “Obrigado ao meu amigo Maradona por essa oportunidade. Peço um grande aplauso para ele”, disse Pelé aos presentes.
Sob aplausos, os dois caminharam pelo campo de mãos dadas e pararam para diversas fotos em frente a um painel do organizador da partida, a marca Hublot. Pelé, que se recupera de um internação, foi ao local de bengala e estava com dificuldades para se locomover. Desde que Maradona surgiu para o futebol mundial, argentinos e brasileiros divergem sobre quem foi o melhor da história. Para esquentar ainda mais a rivalidade, diversos rankings especializados no esporte divergem sobre quem foi o mais completo.
Até mesmo o papa Francisco é conhecido por pedir para seus convidados brasileiros ‘quem é melhor: Maradona ou Pelé?’ Os dois eram os treinadores da partida promocional que contou com vários ex-jogadores famosos do futebol mundial. O brasileiro “comandou” a equipe que tinha Dida, Rio Ferdinand, Fernando Hierro, Bebeto e Hernán Crespo. Já o argentino comandou – e entrou em campo para fazer um gol de pênalti – os ex-atletas Peruzzi, Marco Materazzi, Ciro Ferrara, Clarence Seedorf e David Trezeguet. O jogo durou 30 minutos e terminou empatado em 8 a 8. O evento faz parte da série de atrativos antes do início da Eurocopa – que começa hoje(10) e segue até o dia 10 de julho (ANSA).

Estrelas do pop estimulam obesidade infantil

As estrelas do pop são responsáveis pelo aumento da obesidade entre os adolescentes, apontou um estudo do Departamento de Medicina da Universidade de Nova York (NYU), nos EUA. Segundo o relatório, a maioria dos comerciais em que grandes estrelas aparecem estão relacionados a lanches gordurosos e industrializados. Calcula-se que 80% das celebridades têm promovido produtos calóricos como batatas fritas, chocolate, refrigerantes ou restaurantes de fast food.
O problema é que, ao atrelar sua imagem a algum produto, os artistas acabam influenciando no consumo dos jovens. A cantora Katy Perry, por exemplo, emprestou seu rosto para a Pepsi e para uma marca de batatas fritas. Já o ator e cantor Justin Timberlake protagonizou comerciais do McDonald’s. Ambos são considerados exemplos por muitos jovens.
“As celebridades deveriam usar sua influência para promover mais alimentos saudáveis’’, ressaltaram os pesquisadores. “É irreal esperar que os adolescentes comam apenas alimentos saudáveis ou que as estrelas façam propagandas unicamente para esses produtos, no entanto, o ideal seria um equilíbrio nos comerciais”, concluiu o relatório (ANSA).

Buenos Aires pode ter vagões de metrô só para mulheres

Uma deputada apresentou um projeto de lei para instalar vagões somente para mulheres no metrô de Buenos Aires. Ela diz que a iniciativa é motivada por casos de assédio ou abuso que as mulheres sofrem. Para resolver o problema, as passageiras poderiam usar trens só para mulheres que funcionariam nos horários de pico, ou seja, entre às 7h00 e 10h00 e das 17h00 às 19h00.
A autora do projeto, deputada Graciela Ocaña, explica que os episódios ocorrem diariamente, mas não são anunciados na mídia. Graciela informou que no México, após a aplicação de medida semelhante, “as alegações de abuso sexual foram reduzidas em 26%”.
Embora a parlamentar reconheça que a solução do problema exige uma “abordagem de conjunto” e “requer um trabalho profundo para impedir estes episódios”, ela salienta que idêntica iniciativa já foi implementada no Brasil, Egito, Malásia, Tailândia, Índia, Japão, países em que, diz, têm tido bons resultados (Ag. Sputnik Brasil).