73 views 14 mins

Geral 06/10/2015

em Geral
segunda-feira, 05 de outubro de 2015

MEC divulga resultados preliminares do Censo Escolar 2015

O levantamento detalha o número de matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual de ensino.

O Ministério da Educação divulgou ontem (5) no Diário Oficial da União o resultado preliminar do Censo Escolar de 2015

O levantamento detalha o número de matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual de ensino. Elas referem-se à creche, pré-escola, aos ensinos fundamental e médio, à educação de jovens e adultos e educação especial. Abrange as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral.
Segundo os dados preliminares, incluindo escolas estaduais e municipais de áreas urbanas e rurais estão matriculadas na creche 1.933.445 de crianças; na pré-escola, 3.636.703; no ensino fundamental, 32.516.737; no médio, 6.770.271 e 2.765.246, na educação presencial de jovens e adultos. Um total de 47.622.402 alunos matriculados no Brasil. Já na educação especial são 42.727 matrículas. A assessoria do Inep informa que os números são parciais e tendem a crescer.
Os diretores das escolas terão 30 dias para conferir e retificar os dados, se for necessário. O procedimento deve ser feito diretamente no sistema Educacenso, pela internet. Essa etapa é apenas para correção de erros e não para inserção de novas informações, caso o responsável pela escola não tenha preenchido os dados no período de coleta. Contabilizar o número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como o Dinheiro Direto na Escola e o Fundeb.
De acordo com o calendário do Inep, que coordena o levantamento, o envio do número de matrículas presenciais efetivas será feito até 30 de novembro, e a divulgação dos resultados finais está marcada para 29 de janeiro de 2016. Em 1º de fevereiro de 2016, começa a segunda etapa do Censo Escolar, com a abertura do módulo Situação do Aluno no Educacenso, para entrada de dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados ao Censo Escolar 2015. Diretores e responsáveis pela escola deverão inserir esses dados até 18 de março de 2016 (ABr).

São Paulo regulamenta o ensino para jovens e adultos

O curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.

Jovens e adultos que não concluíram os estudos e querem retornar às salas de aula em 2016 já podem fazer a matrícula observando os pré-requisitos regulamentados pela Secretaria da Educação. Os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são divididos em módulos presenciais e de frequência obrigatória. Para fazer a matrícula é preciso se dirigir a uma escola da rede estadual e apresentar certidão de nascimento (ou registro de identidade), telefone para contato e comprovante de residência atualizado.
É preciso, no entanto, ficar atento aos pré-requisitos de matrícula por ciclo. Para o Ensino Fundamental, a idade mínima para a inscrição no termo I é 15 anos completos; 15 anos e meio completos para o termo II; 16 anos completos no termo III e, por fim, 16 anos e meio completos aos interessados pelo termo IV. Já no Ensino Médio, o cadastro é válido a estudantes com 18 anos completos para início no termo I; 18 anos e meio completos no termo II e 19 anos completos no caso do termo III do curso. Em 2015, mais de 200 mil alunos estão matriculados em classes da EJA na rede paulista.
“A estratégia de ensino adotada pela Secretaria é oferecer um currículo que dialogue com as necessidades do público que voltou a estudar. Com o ajuda do material ‘EJA – Mundo do Trabalho’, os alunos têm acesso a um conteúdo atualizado e que leva em conta a experiência de vida desses estudantes”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald (SEE).

Papa diz que Igreja não é museu

O papa Francisco disse ontem (5) que a Igreja “não é um museu”, mas um local para o progresso, dirigindo-se aos 360 participantes do Sínodo dos Bispos, no início de três semanas de debates. Ele pediu espírito de “solidariedade, coragem e humildade” no momento em que a Igreja Católica vai abordar temas sensíveis,como a comunhão para divorciados que voltam a se casar e a homossexualidade.
A Igreja “não é um museu para manter ou preservar. É um lugar onde o povo santo de Deus avança”, declarou o papa. Na missa de abertura do sínodo nesse domingo, o papa defendeu o casamento e os casais heterossexuais, mas também insistiu em que a Igreja deve ter “as portas abertas para receber todos os que a procuram”.
A 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorre até o dia 25 no Vaticano, tem como temas centrais os desafios, a vocação e a missão das famílias católicas no mundo atual, analisados ao longo de 147 artigos do documento de trabalho, apresentado em junho à imprensa (Ag. Lusa).

Executivos latino-americanos se adaptam para enfrentar à crise

Os executivos da América Latina estão confiantes em sua capacidade de se adaptar para superar a crise global. De acordo com o estudo “Management Tools & Trends 2015”, realizado pela consultoria Bain & Company, 75% dos entrevistados acreditam que sua habilidade em se adaptar às mudanças é uma significante vantagem competitiva, um fator crucial para superar tempos mais turbulentos, como os atuais. Em países da Ásia, como China e Índia, essa confiança é ainda maior, chegando a 88%.
Complementando o clima de otimismo, 64% dos gestores ouvidos no Brasil e no México sentem que os mesmos princípios e paixões dos fundadores da empresa ainda guiam suas práticas de hoje em dia.
Todavia, por mais que estejam confiantes nas capacidades de suas empresas, o estudo também constatou que os executivos não minimizam os desafios que estão passando. A Bain apurou que apenas três em cada dez entrevistados acredita que as condições econômicas estão melhorando em seu setor de atuação.
Ao todo, o estudo ouviu 1.067 executivos do mundo todo durante o ano de 2014 para saber quais as maiores preocupações atuais para executivos e oferecer sugestões de ação de acordo com as dificuldades. Na última edição da pesquisa, a América Latina foi representada por entrevistados do Brasil e do México. Outras informações em (www.bain.com.br).

Morte de Steve Jobs completa 4 anos

Steve Jobs, o criador da Apple.

Quatro anos atrás o mundo perdia uma das maiores mentes da atualidade. No dia 5 de outubro de 2011, o pai da Apple, Steve Jobs, falecia em decorrência de complicações de um câncer no pâncreas.
Em 2005, pouco depois de ser diagnosticado com câncer, Jobs fez um discurso na Universidade de Stanford onde refletiu dizendo que a morte é “provavelmente a melhor invenção da vida”, pois “elimina o velho para abrir caminho para o novo”. Inovador, incompreendido, determinado, o norte-americano Steve Jobs ganhou status de gênio para muitos.
Entre admiração e aversão, é difícil alguém que não tenha uma opinião sobre o criador da Apple, que foi expulso da empresa e depois trazido de volta para revolucioná-la anos mais tarde. Gênio da informática e dos negócios, ele não se preocupava em roubar ideias ou projetos, como já foi bem documentado. Sua vida pessoal não era menos conturbada. Tendo sido deixado por seus pais quando criança, ele voltaria a fazer o mesmo com sua filha Lisa, fruto do relacionamento com uma colega de faculdade.
A história da vida de Jobs parecia um filme e foi narrada no cinema em diversas ocasiões. A última versão, dirigida pelo ganhador do Oscar Danny Boyle, chega as cinemas norte-americanos nos próximos dias e conta com Michael Fassbender no papel principal. A obra foi baseada na mais famosa biografia “Steve Jobs”, de Walter Isaacson (ANSA).

Lei permite entrada forçada em casas para combater dengue

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou uma lei que permite a entrada à força em imóveis, durante ações de combate à dengue. Segundo o texto, a medida poderá ser tomada quando houver recusa ou ausência de alguém para abrir a porta à equipe e quando a entrada for fundamental para a contenção da doença.
A nova legislação traz o conjunto de procedimentos a serem adotados pela administração municipal, para evitar a proliferação da dengue e da febre chikungunya – ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em ambientes com água parada. Além das campanhas educativas, a principal medida prevista são as visitas domiciliares para eliminação dos focos do mosquito transmissor.
A norma prevê que os agentes sanitários podem requerer auxílio policial para exercer as ações previstas na lei. Caso o imóvel esteja fechado ou abandonado, a porta poderá ser arrombada por um técnico capaz de recolocar as fechaduras, após a realização dos procedimentos. “Nas hipóteses de ausência do morador, o uso da força deverá ser acompanhado por um técnico habilitado em abertura
de portas, que deverá recolocar as fechaduras após realizada a ação de vigilância sanitária e epidemiológica”, ressalta o texto (ABr).

Cidadão já pode votar em projetos de vereadores

Os moradores da cidade de São Paulo ganharam uma nova ferramenta para dialogar com os vereadores. Por meio de um site na internet eles poderão votar a favor ou contra os projetos em tramitação na Câmara Municipal, além de tecer comentários sobre as propostas e apresentar sugestões para aperfeiçoá-las. “Neste ano, a Câmara tem feito um esforço de aproximação com o cidadão. Primeiro tivemos o programa Câmara no Seu Bairro, que já esteve em 25 subprefeituras, e agora esta ferramenta, que deve ajudar no aperfeiçoamento dos projetos de lei”, disse o presidente do Legislativo paulistano, vereador Antonio Donato. A ferramenta que passa a divulgar a produção do Legislativo e permite sua avaliação pelos cidadãos é o Vote na Web. Através de uma parceria, o site disponibilizará na internet os projetos dos vereadores para avaliação popular e a Câmara divulgará suas principais ações na plataforma. As votações podem ser feitas no endereço (www.saopaulo.votenaweb.com.br).