89 views 11 mins

Geral 05/01/2016

em Geral
segunda-feira, 04 de janeiro de 2016

Em Vila Velha, pedras menores do Morro da Boa Vista serão retiradas

Homens trabalham no desmonte de pedras menores, no Morro da Boa Vista, em Vila Velha.

As ações no Morro da Boa Vista, em São Torquato, foram intensificadas pelas equipes da Prefeitura de Vila Velha

Uma equipe de geólogos, geógrafos e engenheiros foi até o local para realizar uma avaliação da área. Como primeira ação, ficou definido que as pedras menores serão partidas, com britadeiras, em pedaços menores (chamado desmonte). Além disso, serão feitos trabalhos de drenagem para evitar enxurradas.
Uma equipe de engenheiros do Rio de Janeiro chegou a Vila Velha ontem (4) para reavaliar o local e indicar novas ações que podem ser feitas para conter as pedras maiores localizadas no alto do morro. Em reunião com os moradores, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, explicou quais procedimentos serão realizados para ajudar os moradores da área de risco e tirou dúvidas dos moradores. “Será feita uma nova avaliação no local e, em seguida, definiremos quais intervenções são prioritárias. As famílias serão retiradas. Uma triagem está sendo feita com os desabrigados que estão sendo levados para locais seguros”, explicou Miranda.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Vila Velha, a prefeitura forneceu caminhões para que as famílias da região pudessem retirar seus pertences das casas da região. Trezentas e quarenta famílias já foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, totalizando 1170 pessoas. Ao todo, 40 famílias estão abrigadas em uma escola, totalizando 101 pessoas. Todas as famílias estão recebendo alimentação, kits de higiene pessoal, colchonetes, lençóis, travesseiros e entretenimento para crianças e jovens (ABr).

Aulas em simulador de direção passam a ser obrigatórias

No simulador, os alunos reproduzem situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré.

A partir deste ano é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B. Resolução do Contran, publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse implantada. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador.
O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco horas serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.
No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.
A obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, donos de autoescolas protestaram contra o uso de simuladores. Eles alegavam que o equipamento custava caro, entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, e não traria grandes benefícios aos alunos. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada. À época, o Contran informou que o pedido para a volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país (ABr).

Charlie Hebdo lança edição especial
1 ano após atentados

O semanário satírico francês Charlie Hebdo reivindica sua sobrevivência ao fanatismo religioso numa edição especial.

Quase um ano após os atentados que deixaram 12 mortos na redação da “Charlie Hebdo”, a publicação satírica lançou uma edição especial ontem (4), lembrando a data. A capa do especial de 32 páginas traz uma representação de Deus como um assassino, com as mãos cheias de sangue, no nome de quem são cometidos crimes em todo mundo, como aquele realizado em 7 de janeiro de 2015. “Um ano depois, o assassino continua a solta”, diz a manchete, que também lembra que os chargistas da “Charlie Hebdo” “continuam vivos”.
Como de costume, a edição especial é cheia de piadas de blasfêmia e obscenidade, que profanam diversas religiões. Em janeiro do ano passado, homens armados abriram fogo na redação da publicação conhecida por tirar sarro de Maomé. Segundo a sharia – a lei islâmica – representar o profeta, especialmente de forma satírica, é um pecado grave e uma falta de respeito.
O ataque ao jornal satírico foi o primeiro em um ano marcado pelo aumento das ações dos jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis). No total, ao menos 147 pessoas foram mortas em ações terroristas ao longo de 2015 na França. A Conferência Episcopal da França condenou a provocação. “É desse gênero de polêmica que a França precisa?”, se questionaram em nota (ANSA).

FRIO MATA 12 PESSOAS NA POLÔNIA

Doze pessoas morreram na noite de (3) devido ao frio na Polônia, onde foram registradas em vários locais temperaturas inferiores a menos 20 graus centígrados, anunciaram fontes oficiais. Chegam a 30 as mortes em consequência do frio que atinge o país desde novembro, a maioria de alcoolicos e mendigos, que as temperaturas geladas surpreendem em refúgios improvisados nas periferias.
Até o fim de semana, os termômetros vinham registrando temperaturas consideradas suaves para a estação e escassas nevascas. A polícia pediu à população que ajude as pessoas sem abrigo, de forma a evitar mais mortes, e avise imediatamente as autoridades para que essas pessoas sejam encaminhadas a um abrigo.
As baixas temperaturas levaram a um reforço do dispositivo policial de controle das casas desabitadas, solares e parques a fim de localizar indigentes (Ag. Lusa).

Papa faz visita surpresa a santuário franciscano

Presépio do santuário franciscano de Greccio, visitado pelo papa.

O papa Francisco fez uma visita surpresa ao santuário franciscano de Greccio, na província de Rieti, ontem (4). O Pontífice aproveitou o momento para fazer uma oração na capela interna ao lado do bispo de Rieti, monsenhor Domenico Pampili, e, segundo o Vaticano, a visita tratou-se de uma “reza pessoal”.
Ele chegou ao local, que fica próximo a Roma, com “seu” tradicional Ford Focus e saudou os cerca de 70 jovens que estavam no local participando de um encontro religioso. Jorge Mario Bergoglio aproveitou ainda para visitar o presépio construído pelos franciscanos no santuário.
Apesar de ser jesuíta, o Pontífice sempre demonstrou muita devoção à São Francisco de Assis – do qual inspirou-se em seu nome como Bispo de Roma – por seu amor à natureza e às pessoas mais pobres e marginalizadas. Até mesmo a primeira encíclica escrita por ele, a Laudato Sí (Louvado Seja), é voltada para as questões do meio-ambiente e tem o título inspirado no Cântico das Criaturas do santo católico.
O santuário de Greccio é um dos quatro erguidos pelo próprio São Francisco no Vale Santo e tem grande valor histórico para a Igreja Católica. Ele foi construído a partir do ano 1228 em uma rocha, a 665 metros de altura, e possui uma capela em seu interior (ANSA).

Começa a transferência escolar para alunos da rede estadual

A partir de hoje (5), a Secretaria da Educação do Etado inicia o prazo para famílias e estudantes da rede estadual solicitarem o pedido de transferência. A mudança é aberta a todos os 4 milhões de alunos matriculados nas 5 mil escolas do Estado. As solicitações devem ser registradas nas próprias unidades de interesse até o próximo dia 11 e serão avaliadas pelas equipes gestoras.
Para realizar o pedido, a orientação é apresentar documento de identidade (ou certidão de nascimento) e comprovante de residência.
Os alunos que já haviam feito o pedido de transferência para outras unidades de ensino deverão refazer a solicitação devido à suspensão da reorganização escolar. Para os professores da rede, o período de atribuição de aulas está marcado entre os dias 1º e 5 de fevereiro.
Todos os estudantes têm a matrícula garantida para 2016. Caso não realizem o pedido de transferência, continuarão a estudar na unidade de ensino atual. Além disso, é importante que pais e responsáveis atualizem os dados cadastrais dos alunos no site (www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br) (SEE).