66 views 7 mins

Geral 04/12/2018

em Geral
segunda-feira, 03 de dezembro de 2018
Papa temporario

Papa recebe líder palestino e defende ‘2 Estados’

O papa Francisco recebeu ontem (3), no Vaticano, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, com quem discutiu uma “solução de dois Estados” para o conflito árabe-israelense

Papa temporario

Papa Francisco com o presidente da ANP, Mahmoud Abbas. Foto: EPA

Além disso, Jorge Bergoglio e Abbas defenderam uma “atenção particular a Jerusalém”, segundo nota da sala de imprensa da Santa Sé, e ressaltaram a importância de “preservar a identidade e o valor universal da cidade sagrada para as três religiões abraâmicas”.
“Falou-se sobre o caminho de reconciliação dentro do povo palestino, bem como sobre os esforços para reativar o processo de paz entre israelenses e palestinos e por alcançar uma solução de dois Estados, desejando um renovado esforço da comunidade internacional para ir ao encontro das legítimas aspirações de ambos os povos”, diz a nota da Igreja. Francisco e Abbas também conversaram sobre “outros confrontos que afligem o Oriente Médio e sobre a urgência de favorecer percursos de paz e diálogo, com a contribuição das comunidades religiosas, para combater qualquer forma de extremismo e fundamentalismo”, conclui o comunicado. 
A reunião durou cerca de 20 minutos. O ano de 2018 vem sendo marcado pela escalada da tensão entre israelenses e palestinos, principalmente na Faixa de Gaza, por conta da abertura de uma embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém e do reconhecimento da cidade como capital de Israel, embora sua porção oriental seja reivindicada pela ANP (ANSA).

NASA COMEÇA NOVA CORRIDA À LUA

Nasa temporario

Agência mandará cápsulas com astronautas para satélite da Terra.  Foto: EPA

A agência espacial americana, Nasa, deu início a uma nova corrida à Lua. Em um acordo com nove empresas privadas, o grupo colaborará com futuras missões que inicialmente levarão à Lua robôs e experimentos, para, então ,estimular missões de astronautas. A estratégia faz parte do programa de fornecimento de serviços comerciais para a Lua, chamado CLPS, que terá mais de US$ 2,6 bilhões investidos nos próximos 10 anos.
Um lançamento de sonda comercial na órbita pode acontecer no ano que vem para comemorar os 50 anos da chegada do 1º homem a Lua.
Em 2020, um transportador comercial pode levar experimentos à superfície lunar, que então terá os rovers pousando no satélite. Também nesse ano, a Nasa pretende construir uma mini-estação espacial na órbita lunar, que pode servir como ponto de parada para futuros veículos em trânsito. O objetivo desses planos é abrir as portas para a missão humana em Marte. 
Em até 10 anos, podem partir as primeiras cápsulas comerciais capazes de transportar astronautas para a Lua. Então, a agência americana cede para a iniciativa privada os detalhes de como chegar a Lua, a experiência feita com os veículos de carga que levam os suprimentos para a estação e como serão as viagens com humanos.
“Estamos realizando a nossa experiência com a estação especial para reduzir os custos das missões”, declarou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine (ANSA).

ITÁLIA MUDA CONCEITO DE IDOSO PARA 75 ANOS

Desde a última sexta-feira (30), a população italiana pode se considerar mais jovem. Segundo a Sociedade Italiana de Gerontologia e Geriatria (Sigg), uma pessoa só pode ser considerada idosa a partir dos 75 anos. “Uma pessoa de 65 anos tem a forma física e cognitiva de uma pessoa de 45 há trinta anos. 
Os que têm 75, têm as mesmas condições de quem tinha 55 nos anos 1980”, diz Niccolò Marchionni, professor da Universidade de Florença e diretor do departamento cardiovascular do hospital Careggi. “Os dados demográficos mostram que a expectativa de vida aumentou 20 anos desde 1900 na Itália. Uma grande parte da população entre 60 e 75 anos está em ótima forma e livre de doenças”, acrescenta. 
Os geriatras anunciaram a adoção de uma definição dinâmica do conceito de “idoso”, que se adapta às mutações das condições demográficas e epidemiológicas, levando em conta que, cientificamente, só se é idoso quando se tem uma expectativa de vida de mais dez anos. Atualmente, a expectativa de vida na Itália é de 85 anos para mulheres e 83 para homens (ANSA).

MARADONA TENTA AGREDIR TORCEDORES RIVAIS

O ex-jogador Diego Maradona perdeu a calma neste fim de semana e tentou agredir torcedores do Atlético San Luis, clube que derrotou sua equipe na final da segunda divisão do Campeonato Mexicano. Maradona, que assistia à partida nos camarotes, pois havia sido expulso no primeiro jogo da decisão, perdeu a paciência após ter sido insultado e tentou acertar um soco em torcedores rivais.
Os seguranças que acompanhavam o astro argentino contiveram o furioso Maradona com dificuldades. Apesar da decepção com o resultado, o treinador conseguiu, em pouco menos de três meses de trabalho, tirar o Dorados de Sinaloa da penúltima posição e levá-lo para a final da Série B do Campeonato Mexicano. A fase do argentino é tão boa que o Dorados resolveu presenteá-lo com um carro de luxo, um Chevrolet Camaro, que tem valor estimado em R$ 130 mil (ANSA).