79 views 13 mins

Geral 02 a 04/04/2016

em Geral
sexta-feira, 01 de abril de 2016

Cercada de sucessos, Apple completou 40 anos

Steve Jobs ao lançar a primeira versão do iPhone, 2007.

A Apple revolucionou o mundo dos computadores, mudou o modo no qual usamos o celular, escutamos música ou até lemos o jornal e criou tendências com o seu lema “Think Different” (“Pense Diferente”)

E dessa maneira, a companhia norte-americana completou 40 anos na sexta-feira (1º), com uma trajetória gigantesca partindo de uma garagem na Califórnia, se tornando a rainha do Silicon Valley e travando batalhas com o FBI.
Steve Jobs (direita) e Steve Wozniak, fundadores da Apple.No dia 1 º de abril, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram, em uma garagem de Los Altos, na Califórnia, a Apple Computers, pequena companhia que em 4 décadas se transformou na maior e mais lucrativa empresa do mundo, perdendo a posição por pouco tempo apenas para a rival Alphabet, sociedade onde o carro-chefe é o Google. Em 1977, o primeiro computador da empresa, o Apple I, foi lançado e em 1980, a companhia entrou na Bolsa, mas o sucesso da Apple só começou realmente em 24 de janeiro de 1984 quando chega o Macintosh, aparelho que ainda hoje está em exibição do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) pela sua importância.
A história da Apple, todos os seus produtos e slogans foi relembrada e contada através “40 years in 40 seconds” (“40 anos em 40 segundos”) vídeo projetado no evento do lançamento do iPhone SE na semana passada que, em 40 segundos, mostra palavras, números e datas relacionados à companhia e aos seus sucessos e fracassos. Por um lado, a empresa foi responsável por grandes produtos e campanhas, como o Apple II, o iPod, o iPhone e o iPad, mas por outro também conta com algumas “falhas”, como o computador Lisa, e o palmtop Newton.
Falar da história da Apple também é falar sobre o seu maior gênio, Steve Jobs, que depois da sua ruptura com a marca em 1985 tem a sua reentrada triunfal em 1996. Interrompido no seu período mais criativo por um tumor no pâncreas que o matou em 2011, Jobs teve um papel muito grande no sucesso da companhia. Após essa data, a empresa começou um novo capítulo. Sendo assim, o primeiro produto sob o comando de Tim Cook chega às lojas em 2014: o Apple Watch, prova de que o caminho que a Apple deve seguir é o da “wearable tecnology”, a tecnologia “vestível”.
Além disso, a empresa também está entrando em áreas como as de pagamento “mobile” e as das plataformas de streaming. E segundo rumores, a companhia também estaria pesquisando sobre realidade virtual e veículos elétricos (ANSA).

Obesidade afeta 641 milhões de adultos no mundo

A obesidade afeta 13% da população mundial adulta e pode chegar a até 20% em 2025.

A obesidade afeta 641 milhões de adultos ou 13% da população mundial adulta e pode chegar a até 20% em 2025 se o ritmo atual da epidemia continuar, mostra estudo divulgado na sexta-feira (1º). “Em 40 anos, passamos de um mundo onde as pessoas obesas são mais do que aquelas que estão com baixo peso”, disse o professor Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, que coordenou o estudo divulgado na revista médica britânica The Lancet.
Segundo o estudo, um em cada oito adultos é obeso, número que mais do que duplicou desde 1975 e que deve aumentar para um em cada cinco até 2025. O trabalho, considerado um dos mais abrangentes feitos até agora, teve como base dados de cerca de 19 milhões de pessoas com 18 anos ou mais, residentes em 186 países.
O coordenador do estudo alertou para a ameaça de uma crise de “obesidade severa” e de doenças provocadas pelo alto teor de gordura, de dietas ricas em açúcar, que provocam aumento da tensão arterial e do colesterol. “Haverá consequências para a saúde de uma magnitude que não sabemos”, afirmou Majid Ezzati.
O trabalho mostra ainda que nos homens a obesidade triplicou de 3,2% da população em 1975 para 10,8% em 2014 (cerca de 266 milhões de pessoas). Nas mulheres, a obesidade cresceu de 6,4% em 1975 para 14,9% em 2014 (cerca de 375 milhões).
Em 2014, as pessoas mais gordas do mundo viviam nos países da Polinésia e Micronésia, onde 38% dos homens e mais de metade das mulheres são obesos, revela o estudo.
Cerca de 118 milhões dos obesos do mundo vivem nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Irlanda, Austrália, no Canadá e na Nova Zelândia. No outro extremo, segundo o estudo, o Timor-Leste, a Etiópia e a Eritreia são os países onde vivem as pessoas com menos peso (Ag. Lusa).

Conta de energia elétrica deve ficar mais barata

Consumidores em todo o Brasil, que mantiverem o nível de gasto de energia elétrica, deverão ter uma redução na conta de luz em abril. É que desde o dia 1º, o custo para produzir energia ficará menor, quando passa a vigorar a bandeira tarifária verde, sem cobrança extra na conta do consumidor para cobrir o custo maior de geração. A expectativa do Ministério de Minas e Energia é que a redução média na conta de luz fique entre 6% e 7%.
Segundo a Aneel, a bandeira tarifária é uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, no reajuste tarifário anual das distribuidoras. A cor da bandeira indica o custo da energia para mais ou para menos, em função das condições de geração de eletricidade. Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, de janeiro de 2015 até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela.
O aumento de chuva neste ano melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas e, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses. Com a alta dos reservatórios, foi possível fazer o desligamento – em março – das usinas termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Isso também colaborou para a mudança da bandeira tarifária (ABr).

Azul trará Concorde ao Brasil

O insuperável Concorde.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras inova mais uma vez e anuncia hoje uma decisão histórica: a companhia será a primeira aérea do mundo a retomar os voos com os jatos supersônicos Concorde. Com capacidade para até 120 assentos, a aeronave pode alcançar uma velocidade de 2.200km/h, sendo possível ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e a Belo Horizonte em 15 minutos ou, ainda, voar de São Paulo a Marília em apenas 8 minutos. Com cinco unidades encomendadas, a empresa planeja receber o primeiro equipamento já nos próximos dias e dar início aos voos regulares em junho, quando fará evento de lançamento no aeroporto de Viracopos.
Inicialmente, o novo Concorde da Azul será operado a partir dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, com voos para Marília, Araçatuba, Montes Claros, Passo Fundo, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife. Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, a novidade é um marco na história da aviação mundial e será um divisor de águas no setor. “Traremos mais dinamismo às viagens de curta e longa distância dentro do país, já que o Concorde é a aeronave comercial mais rápida do mundo. Elas serão equipadas com modernas e confortáveis poltronas em uma cabine de classe única. O serviço e entretenimento de bordo ainda estão em fase de planejamento, mas a ideia é que não haja muitas opções, uma vez que os voos serão muito curtos”, afirma Neves.
Para Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul, o histórico de preços baixos do combustível de aviação torna os custos de operação do Concorde imbatíveis. “Nós realmente estamos muito confiantes de que podemos fazer o mercado de aviões supersônicos crescer Brasil”, afirma Shah. A Azul ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores para operar os novos voos, assim como o certificado para operar as novas aeronaves. Clientes TudoAzul Safira e Diamante terão condições especiais de compra, quando as passagens estiverem disponíveis. Em breve, a companhia divulgará mais detalhes sobre essa operação.

Ministério da Saúde já está enviando vacina aos estados

O Ministério da Saúde começou a enviar aos estados a vacina contra a gripe. A entrega das doses aos municípios, segundo a pasta, é de responsabilidade dos governos estaduais. A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, mas alguns estados optaram por antecipar o início da imunização em razão de surtos de influenza A (H1N1), conhecida como gripe A.
De acordo com o ministério, nas três primeiras remessas da vacina, a serem enviadas até o dia 15 de abril, os estados vão receber 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total de lotes a serem encaminhados para toda a campanha deste ano. Do montante, 5,7 milhões serão entregues ao estado de São Paulo, onde já foram registradas cerca de 40 mortes atribuídas ao vírus H1N1.
O ministério reforçou que, além da imunização, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. As ações de maior destaque incluem lavar sempre as mãos; evitar locais com aglomeração de pessoas; cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar; utilizar álcool em gel nas mãos; e, caso julgue necessário, usar máscara de proteção (ABr).