87 views 13 mins

Pesquisa detecta mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros como consequência da crise no país

em Especial
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
d683cfe105e07701469bc5eb834e0652 temproario

Pesquisa detecta mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros como consequência da crise no país

Descobrir quais foram as mudanças no hábito e no comportamento de consumo do consumidor brasileiro devido à crise econômica impulsionou a realização de uma pesquisa pelo Opinion Box, empresa pioneira em soluções digitais para pesquisas de mercado e de opinião, em parceria com o Mundo do Marketing, portal de notícias com foco em eficiência estratégica

d683cfe105e07701469bc5eb834e0652 temproario

Há 12 meses, 45% dos entrevistados tinham o hábito de fazer academia ou atividades físicas pagas. Atualmente, 35%.

Realizada com 1.424 internautas brasileiros de ambos os sexos, com idade acima dos 16 anos, provenientes de 475 cidades de todas as regiões do país e de todas as classes sociais, a pesquisa selecionou 10 hábitos que os brasileiros costumam realizar, desde assistir TV aberta ou fechada até comer em restaurantes e viajar. Para cada um desses hábitos, as pessoas foram questionadas se aquele comportamento existia e se tal costume deixou de existir, e os motivos.

“Com essas informações, foi possível calcular o impacto real da crise no comportamento das pessoas com relação ao hábito avaliado. Além disso, a pesquisa também quis avaliar se as pessoas deixaram de realizar algumas ações específicas. Descobrimos que 72% pararam de viajar, 70% adiaram algum plano, como casar, ter filhos ou realizar um curso e 83% diminuíram os gastos com compras de roupas e acessórios. Além disso, 67% das pessoas diminuíram a compra em supermercados”, conta Felipe Schepers, COO do Opinion Box.

Na sequência, as pessoas foram questionadas sobre hábitos comuns que deixaram de ser realizados ou cuja intensidade foi diminuída. Neste caso, 94% dos entrevistados mencionaram que assistiam TV (aberta ou fechada) em casa há 12 meses e agora 90% mantêm o hábito. Entre os que modificaram o hábito, ou seja, deixaram de ver TV em casa, 40% justificaram o corte por conta da crise; 22% disseram que foi porque perderam o emprego; 25% acham que não têm tempo e 13% por outros motivos. Já entre os que preservaram o hábito, 20% mencionaram ter passado a gastar menos; 70% mantiveram o gasto e 10% o aumentaram. Isso significa que o impacto real da crise nesse hábito foi de 22,7%, o que colocou o hábito “ver TV em casa” na 10ª colocação entre os mais afetados.

Há 12 meses, 67% dos brasileiros tinham o hábito de ir ao cinema ou ao teatro. Hoje são 54%.O hábito analisado na sequência foi “levar comida de casa”. Há 12 meses, 51% dos entrevistados costumavam levar comida de casa para o trabalho, por exemplo, enquanto atualmente 48% o fazem. Entre os que deixaram o hábito, as alegações foram: 30% perderam o emprego; 24% disseram que foi por causa da crise; 16% não têm tempo e 30% alegaram outros motivos. Entre os que mantiveram o hábito de levar comida, 62% mantiveram o gasto; 29% passaram a gastar menos e 9% disseram que passaram a gastar mais. É interessante notar que 40% dos respondentes não levavam almoço nem antes e nem agora; 12% levavam apenas antes; 39% levavam almoço antes e continuam fazendo isso atualmente e 9% adotaram o hábito apenas agora. O impacto real da crise sobre o hábito “levar comida de casa” foi de 34,9%, deixando-o na 9ª posição como mais afetado pela crise. Curiosidade: pessoas com idades entre 50 e 59 anos (42%) foram as mais afetadas.

Depois, a pesquisa abordou o hábito “fazer cursos”, o que envolve cursos extras, pós-graduação, etc. Há 12 meses, 48% estavam fazendo algum curso e hoje apenas 40% o fazem. Entre os motivadores para deixar o hábito: 43% mencionaram a crise; 11% justificaram com a perda do emprego; 24% pois não têm tempo e 22% por outros motivos. Já entre os que mantiveram o hábito: 34% disseram que passaram a gastar menos; 51% mencionaram que mantiveram o gasto e 15% afirmaram que passaram a gastar mais. Ao mapear o hábito, o Opinion Box descobriu que 46% não tinham o hábito antes e nem agora; 34% tinham o hábito antes e continuam tendo; 14% tinham o hábito apenas antes e 6% o adotaram somente agora. Em resumo, isso significa que o impacto real da crise sobre o hábito “fazer cursos” foi de 39,8%, o que o coloca na 8ª posição entre os mais afetados. Novamente, as pessoas com idades entre 50 e 59 anos (57%) foram as mais afetadas.

Há 12 meses, 51% dos entrevistados costumavam levar comida de casa para o trabalho, por exemplo, enquanto atualmente 48% o fazem.O hábito analisado a seguir foi “fazer academia ou atividades físicas pagas”. Há 12 meses, 45% dos entrevistados tinham o hábito. Atualmente, 35%. Entre os que abandonaram a prática: 42% alegam que foi a crise; 18% pela perda do emprego; 26% não têm tempo e 14% por outros motivos. Entre os que o mantiveram o costume: 41% passaram a gastar menos; 42% mantiveram o gasto e 17% passaram a gastar mais. Analisando os dados, o Opinion Box levantou que 49% das pessoas não tinham o hábito nem antes e nem agora; 16% tinham apenas antes; 29% tinham antes e seguem com ele agora e 6% adotaram o hábito apenas agora. Isso significa que esse é o 7º hábito mais afetado, com impacto real de 47,8%.

Outro hábito avaliado foi o de “realizar procedimentos estéticos”, o que envolve a limpeza de pele, massagem, etc. Há 12 meses, 30% tinham o hábito e hoje são 27%. Entre os que deixaram o hábito: 56% atribuem à crise; 13% porque perderam o emprego; 10% dizem que falta tempo e 21% alegam outros motivos. Já entre os que mantiveram o costume: 46% dizem ter passado a gastar menos; 38% mantiveram o gasto e 16% estão gastando mais. No mapa, 63% não faziam nem antes e nem agora; 10% faziam apenas antes; 7% só fazem agora e 20% tanto antes quanto agora. Isso significa que esse segmento é o 5º mais afetado, com impacto real da crise de 53,7%.

Outro hábito mais afetado foi “ir ao cinema ou ao teatro”. Há 12 meses, 67% dos brasileiros tinham o hábito. Hoje são 54%. Para os que deixaram de ir ao cinema ou ao teatro, o abandono do hábito foi motivado: 47% pela crise; 22% pela perda do emprego; 18% por falta de tempo; 13% por outros motivos. Já entre os que mantiveram o hábito: 49% estão gastando menos; 38% mantiveram o gasto e 13% passaram a gastar mais. O retrato do hábito no Brasil mostra que 29% não o tinham nem antes e nem agora; 17% tinham antes; 4% têm apenas agora e 50% tinham antes e também agora. O impacto real da crise foi de 54,1%, atingindo principalmente pessoas de 50 a 59 anos (72%), de 40 a 49 anos (65%) e moradores da região Norte (60%).

Um dos hábitos mais afetados pela crise foi “ir a bares ou boates”. Há 12 meses, 51% dos brasileiros tinham esse hábito. Hoje, são 41%. Aqueles que abandonaram o hábito afirmam que foram motivados: 47% pela crise; 14% pela perda do emprego; 14% por falta de tempo e 25% por outros motivos. Entre os que mantiveram o hábito: 53% passaram a gastar menos; 32% mantiveram o gasto e 15% estão gastando mais. Ao avaliar o hábito no Brasil, o Opinion Box constatou que 45% não iam a bares e boates nem antes e nem agora; 14% iam apenas antes; 4% vão apenas agora e 37% iam antes e continuam indo agora.

Ir ao salão de beleza teve uma queda de 11% nos últimos 12 meses.A 2ª colocação no ranking dos hábitos mais afetado pela crise figura “ir ao salão de beleza”. Há 12 meses, 59% dos brasileiros tinham esse hábito. Hoje, são 48%. Os entrevistados que mencionaram ter abandonaram o hábito afirmam que foram motivados: 59% pela crise; 15% pela perda do emprego; 11% por falta de tempo e 15% por outros motivos. Entre aqueles que mantiveram o hábito: 49% passaram a gastar menos; 38% mantiveram o gasto e 13% estão gastando mais. O Opinion Box também mapeou esse hábito e concluiu que 36% não iam a salões de beleza nem antes e nem agora; 16% iam apenas antes; 5% vão apenas agora e 43% iam antes e continuam indo agora.

No 1º lugar, ocupando o topo do ranking dos hábitos mais afetado pela crise, figura “sair para jantar fora em restaurantes”. Há 12 meses, 70% dos brasileiros tinham esse hábito. Hoje, são 55%. Aqueles que mencionaram ter abandonaram o hábito afirmam que foram motivados: 58% pela crise; 20% pela perda do emprego; 11% por falta de tempo e 11% por outros motivos. Entre os que mantiveram o hábito: 58% passaram a gastar menos; 25% mantiveram o gasto e 17% estão gastando mais. O mapeamento desse hábito mostra que 26% não saiam para jantar fora em restaurantes nem antes e nem agora; 19% iam apenas antes; 4% vão apenas agora e 51% iam antes e continuam indo agora.

“Vale a reflexão sobre o quanto esses hábitos afetaram também a nossa vida. O que eu fazia antes e não faço mais? Ou o que eu fazia com muita frequência e agora faço menos? Em que eu venho investindo meu dinheiro?”, avalia Felipe Schepers. Por outro lado, o executivo também coloca em questão o que deve ser observado pelos empreendedores e pelos executivos das empresas que acabam impactadas pela mudança do comportamento de consumo das pessoas. “É importante notar que como as pessoas diminuíram, por exemplo, o número de vezes que saem para jantar fora, quando isso acontece elas acabam optando por ir a locais em que a experiência vai ser boa. Ou seja, não importa apenas a qualidade do prato servido, mas o atendimento, o serviço, o ambiente, entre outros fatores. É um momento importante para rever processos e promover melhorias”, define o executivo.

A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Fonte e mais informações: (www.opinionbox.com).