O príncipe de Maquiavel como o empreendedor atual

Em linhas gerais “O Príncipe” talvez seja uma das teorias políticas mais elaboradas pelo pensamento humano e que tem grande influência em descrever o Estado desde a sua publicação até os dias de hoje e todas as estratégias para a consecução de sua unidade, apesar do pluralismo. O intuito do livro é descrever as maneiras de conduzir-se de forma eficiente e eficaz nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado, ou seja, um guia para como se chegar e manter-se no poder.

“Fazendo uma analogia com o empreendedorismo, podemos tirar dos ensinamentos de Maquiavel, como deve ser a atuação de empreendedor para fazer com que seu projeto seja eficiente, tenha uma atividade inovadora e diferenciadora e mais, que se mantenha estável e seja autossustentável”, conta Maria da Penha Pereira (*). Confira algumas dicas práticas interpretadas pela especialista:

  1. Seja sempre ético: para você ter uma carreira ou um negócio bem sucedidos, não se esqueça jamais dessa premissa básica, porque ou não conseguirá alcançar seus objetivos de forma plena, ou se alcançá-los, cedo ou tarde vai se confrontar com a perda de tudo o que conquistou.
  2. Capacidade de liderar ou de tomar decisões importantes e críticas ao desempenho de seu projeto: um profissional empreendedor ou um dono de negócios de sucesso, principalmente se desempenha funções de liderança, precisa desenvolver ao máximo competências que lhe tornem capaz de levar um time ou um empreendimento, de uma situação de perda, de derrota, à vitória, por saber visualizar oportunidades na crise e aplicá-las rapidamente.
  3. Força: O sentido não é de violência ou imposição sem capacidade de ouvir e olhar para os lados. Força, no sentido de disseminar entre o time, os pares, os gestores, os colaboradores de seu projeto, a energia contagiante da ação focada e dirigida para o objetivo final. Força não é truculência, é firmeza na ação e é necessária em qualquer tipo de atividade empreendedora.
  4. Produtividade: tudo que promove utilidade para a Corporação, para uma comunidade, para a sociedade em geral, desencadeia um círculo virtuoso de novas ações no mesmo sentido, pois atitudes benéficas, certeiras, práticas, eficazes, enfim, úteis, desencadeiam hábitos constantes nesse sentido, gerando resultados efetivos e concretos.
  5. É fundamental, especialmente no empreendedor corporativo, que o conhecimento seja multiplicado pelas diversas equipes. Uma boa prática de trabalho multiplicada por cada líder ou membro de equipes é o combustível para a ação uníssona e focada em um único objetivo, gerando altos índices de colaboração produtiva e eficaz. A regra de ouro é: aprender – repassar.

É possível tirar alguns ensinamentos para o sucesso de uma carreira, seja você um líder, um CEO, um gerente, um especialista, desempenhe qualquer função em uma Corporação ou ainda seja o dono de seu próprio negócio. Isso vale para todos! Isso é regra para o êxito absoluto de um empreendimento que queira se sustentar.

(*) – Economista, é Master Coach e gestora de carreira
(mariadapenhaapereira@gmail.com).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap