259 views 4 mins

O Parque Nacional do Iguaçu completa 84 anos

em Especial
quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023

O Parque Nacional do Iguaçu, o abrigo natural das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, celebrou 84 anos na terça-feira (10).

Além disso, o Parque é uma unidade de conservação federal, que tem por objetivo proteger um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul. O Parque é palco do espetáculo das Cataratas do rio Iguaçu e moradia de espécies importantes da biodiversidade brasileira.

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei nº 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas. No ano de 1986, recebeu o título, concedido pela Unesco, de Patrimônio Mundial Natural. Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011.

O Parque Nacional do Iguaçu é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, dotada de atributos naturais excepcionais. Portanto, constitui-se objeto de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Além disso, possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico e é permitida a visitação pública, condicionada às restrições específicas.

A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, que faz fronteira com a Argentina, coleciona bons resultados na conservação da biodiversidade, na satisfação dos turistas e moradores que visitam o local e é o desejo e sonho de viagem de brasileiros e estrangeiros. O Parque Nacional do Iguaçu, nestes 84 anos, é referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo.

Certamente, um dos mais visitados do Brasil, protege uma área de 186 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, abrigando uma fauna constituída por mais de 12 espécies de anfíbios, 48 tipos de répteis, 158 espécies de mamíferos, 175 de peixes, 390 espécies de aves e mais de 800 invertebrados identificados.

Também funciona como um grande laboratório a céu aberto. Isso porque potencializa os esforços em favor da conservação por meio de incentivo às pesquisas.
Anualmente, o Parque atende, em média, mil instituições de ensino, apoiando mais de 30 mil alunos, professores e pesquisadores. Grande parte dos trabalhos científicos relacionados ao parque, cerca de 500, são sobre sua colossal biodiversidade.

Gerando cerca de 1 mil empregos diretos e mais de 15.000 empregos indiretos, estima-se que em média, por ano, o parque gera cerca de R$ 25 milhões de ICMS.

Desde o início do século XXI, o Parque já recebeu mais de 26 milhões de visitantes. Chegando a receber mais de 2 milhões de turistas em um único ano. Em 2022, mesmo após conturbado período de pandemia, o parque recebeu mais de 1.400.000 visitantes!