A área de Recursos Humanos enfrenta o desafio constante de realizar simultaneamente o recrutamento de novos colaboradores e a gestão de pessoal e desenvolvimento de equipes já existentes em uma empresa. Com a pressão por resultados, manter todos os processos em andamento de forma eficiente requer estratégias práticas e ferramentas adequadas.
Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, a adoção de tecnologias de automação no RH pode aumentar a eficiência em até 40%. Esse avanço, quando aliado a uma gestão bem organizada, permite que o recrutamento e a seleção ocorram de maneira ágil, sem comprometer outras responsabilidades importantes do setor.
Para Alisson Souza, CEO e fundador da abler, o segredo está em criar fluxos de trabalho que favoreçam a agilidade. “Com uma rotina organizada, os Recursos Humanos conseguem distribuir suas funções de maneira mais equilibrada. O uso de tecnologias que automatizam parte do processo de recrutamento, por exemplo, permite ao profissional focar em outras demandas estratégicas”, comenta.
. Delegar e integrar tecnologias – Distribuir tarefas e adotar soluções tecnológicas são passos fundamentais para equilibrar as funções do RH. É importante que o time conte com profissionais capacitados para dividir as responsabilidades, de forma que o recrutamento e suas múltiplas etapas não sobrecarreguem o setor.
Softwares de gestão de talentos são ferramentas úteis nesse sentido, ajudando a filtrar currículos e organizar entrevistas de forma automatizada.
Alisson reforça que atualmente a tecnologia ajuda a gerir um dos ativos mais valiosos para as empresas: o tempo.
“A automação de tarefas repetitivas, como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, libera tempo para o RH se dedicar a questões mais complexas, como desenvolvimento e retenção de talentos. Essas ferramentas trazem eficiência e reduzem erros manuais”, afirma.
Manter uma visão clara sobre o que pode ser delegado e o que exige atenção mais direta do RH é essencial para garantir um equilíbrio. Ferramentas como plataformas de treinamento online, por exemplo, podem ser aliadas na capacitação dos colaboradores, enquanto o RH se dedica à gestão de desempenho e cultura organizacional.
. Organizar a rotina de trabalho – Organizar o dia a dia de forma planejada é outro aspecto importante para lidar com a multiplicidade de responsabilidades no RH. Criar cronogramas e definir prioridades dentro da equipe ajuda a manter os projetos em andamento, sem que uma área seja deixada de lado em detrimento de outra.
Alisson ressalta que ter clareza sobre as prioridades é indispensável para o sucesso das ações de Recursos Humanos de uma empresa. “Saber quais etapas demandam mais atenção em determinado momento é fundamental. Isso evita que o recrutamento ocupe o tempo destinado a outras atividades igualmente importantes, como a gestão de benefícios e o engajamento dos colaboradores”, explica o CEO.
Com uma abordagem integrada e organizada, o RH consegue lidar com todas as suas demandas de maneira eficiente e estratégica. “Quando uma equipe utiliza bem seu tempo e as ferramentas disponíveis, o benefício é direto na qualidade dos resultados e no bem-estar dos profissionais da empresa, que se sentem menos sobrecarregados com tarefas repetitivas de pouco impacto organizacional”, conclui Alisson. – Fonte e mais informações: (https://abler.com.br/).