104 views 4 mins

Como alinhar o planejamento e as metas feitas para 2020

em Especial
quarta-feira, 29 de julho de 2020

Uranio Bonoldi (*)

Dois mil e vinte, o ano que prometia conquistas e realizações, como todo ano promete e, sem contar, que este ano, aos olhos atentos de muitos líderes, se projetava franca recuperação econômica para o Brasil. Mas veio a Pandemia e pegou todo mundo de surpresa. O mundo foi impactado com o avanço de um vírus que se espalhou pelos continentes e obrigou os países a decretarem quarentena. Os planos de início de ano foram interrompidos ou colocados em espera por conta da pandemia e, o momento agora é de desafios e muita resiliência.

As pessoas precisam buscar manter o otimismo, enxergar as oportunidades e tentar manter os planos em andamento, ou adiar os planos de curto ou médio prazo para retomá-los à frente. Muitos estão vendo no empreendedorismo, uma saída para ter uma renda extra, e o que não falta é criatividade, são pequenos negócios de todos os tipos, vendas de comida, artesanatos, consertos em geral e cursos online. As pessoas estão “se virando nos trinta” e colocando em prática o famoso jeitinho do brasileiro para se reinventar.

A realidade atual requer a capacidade de adaptação às novas formas de jornada de trabalho fora do escritório, adesão ao formato de ensino à distância cada vez mais presente, consultas onlines e tudo o que for possível de migrar para o meio digital e ao home office serão o futuro. Dentro disso a palavra chave é: adaptação. Para que o profissional de hoje consiga manter o planejamento de sua carreira, estabelecido em 2019 para o ano de 2020, ele deve se adaptar aos meios possíveis para sua realização.

Seja para metas, de curto ou longo prazos, mantenha os objetivos dentro da realidade possível, – se o foco é se formar, não tranque a faculdade, continue no formato EAD, – a retomada vai ser lenta, mas já está acontecendo e, em breve, retomaremos o curso de crescimento. Temos que estar preparados para isso. Focando em manter o planejamento dentro da realidade de cada um, podemos ter um novo olhar para cada meta e restabelecer novos objetivos.

No meio de tudo isso, podemos inserir novas metas, de curto ou médio prazo, como economizar dinheiro para curtir uma viagem no futuro, investir em conhecimento através de cursos online de curta ou média duração, incrementar networking e outras tantas possibilidades. O importante é não ficar parado, e adaptar-se à realidade atual. O momento exige muito de todos, por isso a importância de ser um indivíduo adaptável a todas as mudanças que possam surgir no meio do caminho.
Trabalhe essa habilidade, pois, como dizia Charles Darwin, “O vencedor não será o mais forte, será aquele que melhor se adaptar”.

(*) – Atua como executivo e também como professor para turmas de MBA na Fundação Dom Cabral, é palestrante e escritor (www.uraniobonoldi.com.br).