297 views 4 mins

Calendário de eventos em 2023 é um convite a visitar Itália

em Especial
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Exposições, festivais, celebrações, aniversários, esportes: serão inúmeras as ocasiões para visitar a Itália em 2023, em um calendário que já começa no próximo dia 20 de janeiro, com o início do mandato de Bergamo e Brescia, no norte do país, como capitais italianas da cultura. Duramente atingidas pela pandemia, as duas cidades celebrarão seu renascimento com mais de 100 eventos de música, teatro, ópera, fotografia e festas.

Já em 4 de fevereiro, começam os dois carnavais mais famosos da Itália: de Veneza, famoso pelo cenário único e pelos bailes de máscaras, e Viareggio, conhecido sobretudo por seus carros alegóricos divertidos. Em 4 de março, a Galeria Nacional da Úmbria, em Perugia, inaugura a aguardada exposição “Il meglio maestro d’Italia” (“O melhor mestre da Itália”), que homenageia os 500 anos da morte do pintor renascentista Pietro Perugino e que fica em cartaz até 11 de junho.

De 17 a 23 de abril, a Feira de Milão recebe mais uma edição do Salão do Móvel, com a capital da Lombardia se tornando também epicentro de uma série de eventos paralelos de design, arte e moda. Já no dia 20, Veneza recebe a Bienal de Arquitetura, sob curadoria da anglo-ganesa Lesley Lokko e com o slogan “O laboratório do futuro”.

Piazza della Loggia, em Brescia, uma das capitais italianas da cultura em 2023. Foto: Ansa.

Para os 100 anos do festival de ópera da Arena de Verona, será possível assistir em 16 de junho a uma nova produção de “Aida”, de Giuseppe Verdi. Uma semana depois, começa o Festival dos Dois Mundos, em Spoleto, com uma rica programação de arte, música, dança e teatro. Em 26 de agosto, acontece a 26ª edição da Notte della Taranta, maior festival popular da Itália, em Melpignano, com muita música, dança e diversão.

Entre 30 de agosto e 9 de setembro, o mundo do cinema se volta para o Festival de Veneza; e em 13 de outubro, começa em Milão uma exposição dedicada ao período vivido na Itália pelo pintor El Grego. Já entre 1º e 5 de novembro, o Lucca Comics, maior festival de quadrinhos do país, é etapa obrigatória para cosplayers e fãs de cultura pop.

Regata Barcolana

No dia 6 de maio, começa na região de Abruzzo mais uma edição do Giro d’Italia, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial e que termina em 28 do mesmo mês, em Roma. Entre 24 de junho e 2 de julho, Gênova recebe pela primeira vez a chegada da regata de volta ao mundo The Ocean Race, que completa meio século em 2023. No dia 15 de agosto, começam as partidas do Campeonato Europeu de Vôlei, com a final prevista para Bolonha.

Mas as ocasiões esportivas mais aguardadas do ano devem ser em 21 de maio e 3 de setembro, com os Grandes Prêmios da Emilia-Romagna e da Itália de Fórmula 1, em Ímola e Monza, respectivamente. Este último autódromo ainda completa 100 anos em 2023. Por fim, entre 1º e 9 de novembro, o Golfo de Trieste se torna palco da histórica regata Barcolana, um dos eventos mais concorridos entre os apaixonados pelo mar (ANSA).