Aeroportos do futuro: 10 predições para a próxima decada

A SITA, fornecedora líder de TI para o setor de transporte aéreo, apresenta 10 previsões sobre a importância da tecnologia nos aeroportos do futuro, com base em informações exclusivas, forças motrizes do setor e tecnologias emergentes. Essas tecnologias serão capazes de definir um modelo de experiência inovador para os passageiros.

A próxima década testemunhará um ritmo de mudanças acelerado à medida que passageiros e funcionários, já íntimos dos meios digitais, serão os primeiros a testemunharem tecnologias transformadoras, de táxis voadores a aeroportos com inteligência artificial. Benoit Verbaere, diretor de desenvolvimento de negócios da SITA, prevê grandes mudanças em quase todos os aspectos da experiência em aeroportos.

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Foto: Portal Aviação Brasil
  1. A segurança será integrada a uma jornada sem barreiras

Durante a próxima década passar pela segurança significará apenas caminhar por um corredor. E sem filas. Chega de tirar casaco, sapatos e cinto ou colocar garrafinhas em saquinhos. Os passageiros e suas malas serão reconhecidos à medida que passarem pelos pontos de verificação automatizados. Os pontos de verificação serão substituídos por corredores com sensores, tornando obsoletas as verificações físicas de documentos.

2. Os passageiros estarão no controle de sua identidade digital

A adoção da identidade digital única e tokens permanentes de viagem colocarão os passageiros no controle de quais aspectos de sua identidade devem ser revelados e com que finalidade enquanto viajam. Em aeroportos futuros, o risco será constantemente avaliado por inteligência artificial especializada, usando uma versão digital da identidade do passageiro. Os elementos sensíveis dos dados serão usados apenas pelos governos, em sistemas colaborativos automatizados para aprovar – ou não – as várias etapas da jornada. As companhias aéreas não serão mais responsáveis pelo processamento de dados de passageiros para fins de segurança nas fronteiras.

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Foto: Foto: Moshe Safdie Architects/Divulgação

3. As etapas da viagem serão descentralizadas

Tudo terá etiquetas: pessoas, malas e carga. E eles serão rastreados durante toda a jornada, independentemente do modo de transporte que estiverem usando. Isso significa que a autorização de viagem e as verificações alfandegárias podem ser feitas antes do voo, economizando tempo no aeroporto. A entrega e coleta remota de malas serão oferecidas onde for mais conveniente para o passageiro, como em estações de trem, por exemplo.

4. O aeroporto estará altamente conectado

A nova era de aeroportos conectados será impulsionada por sensores cada vez mais baratos, hardwares menos dedicados e novos data lakes alimentados por todos os dispositivos acima de 5G. Os dados serão capturados através de redes definidas por software, agrupados e analisados para tornar o aeroporto altamente eficiente, gerando uma experiência muito melhor para os passageiros.

5. O aeroporto vai pensar por si

Os algoritmos de Inteligência Artificial serão a chave da eficiência, se tornando o segredo dos aeroportos. Os aeroportos usarão a tecnologia Digital Twin para dar vida às operações em tempo real, com informações para todas as partes interessadas, melhorando a eficiência operacional e a experiência do passageiro. É uma simulação avançada de computador que usa dados de todo o aeroporto e operações da companhia aérea para visualizar, simular e prever o que acontecerá a seguir. Esses dados preditivos serão usados para otimizar as atividades operacionais, automatizando-as sempre que possível.

6. A colaboração será crítica

Em todas as viagens existem 10 ou mais entidades diferentes responsáveis por torna-la uma realidade. A única maneira de coletar todos os dados para tornar essa jornada perfeita é através de uma estreita colaboração entre todos que trabalham em um aeroporto: o próprio aeroporto, companhias aéreas, agências governamentais, colaboradores de solo, inclusive restaurantes e lojas. Os dados operacionais serão compartilhados usando estruturas de confiança e as partes compartilharão fontes únicas de dados para operações essenciais. Isso tornará os aeroportos muito mais eficientes, por exemplo, digitalizando o processo completo, haverá um foco em colocar as aeronaves de volta ao ar o mais rápido possível.

7. O aeroporto será altamente automatizado

A conectividade móvel de alta velocidade no aeroporto será fundamental para o desempenho. Os aeroportos executam cada vez mais operações just-in-time, com automação e autoatendimento tornando tudo mais eficiente. E veículos e robôs conectados, automatizados e autônomos devem se tornar comuns. Uma grande variedade de objetos – de bagagem ou rebocadores de aeronaves – será conectada via redes 5G, fornecendo grandes quantidades de dados, possibilitando visualizações preditivas e históricas das operações do aeroporto em tempo real.

8. O aeroporto se adaptará às necessidades dos passageiros

A viagem rápida e sem barreiras ao aeroporto e através dele fará com que alguns fluxos de receita atuais, como por exemplo os estacionamentos, mais fracos ou obsoletos. Os aeroportos precisarão, portanto, encontrar novas maneiras de aumentar a experiência de viagem para substituí-los. A personalização será a chave, a qualquer momento da viagem, do início ao fim, e não apenas no aeroporto. Os exemplos podem incluir um serviço de limusine fornecido pelo aeroporto, que inclui o check-in de malas em sua casa, escritório ou hotel, e aprovações rápidas e facilitação para viajantes regulares.

9. A mobilidade será um serviço sob demanda

Os aeroportos se tornarão centros gigantescos de ‘chegar e partir’, fornecendo acesso a uma ampla variedade de opções de transporte. Inovações como táxis aéreos estarão surgindo até 2030 para fornecer transporte muito mais eficiente de e para o aeroporto. Eles podem até oferecer concorrência em rotas de curta distância. Realmente haverá viagens aéreas para todos.

10. Haverá uma API para tudo o que fazemos no aeroporto

Esse ambiente tecnologicamente instruído resultará na complexidade do aeroporto sendo dividida em um conjunto de serviços de dados que podem ser compartilhados como APIs (Application Programming Interface). Será fornecido um ecossistema que permita colaboração e inovação, que é mais fácil para todos usarem. Por exemplo, a IA e novas sintaxes permitirão solicitações específicas do setor em termos humanos: ‘Existe uma bolsa rosa como bagagem de mão no portão B34?’ Ou ‘A fila no saguão de chegada A é muito longa, envie mais táxis’.

Benoit Verbaere, diretor de desenvolvimento de negócios da SITA, comentou: “O futuro dos aeroportos reside em operações conectadas, altamente inteligentes e eficientes que ofereçam aos passageiros viagens sem dor e sem barreiras, em experiências ricas e personalizadas. Estamos entrando em uma era de ouro para viagens aéreas. No entanto, é essencial que o setor reconheça a necessidade de mudança e colabore. Essas mudanças tecnológicas acontecerão e mais rápido do que pensamos”.

Fonte e mais informações: (https://www.sita.aero).

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