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Qual o momento certo para empresas buscarem o smart money

em Espaço empresarial
quinta-feira, 06 de junho de 2024

O conceito de “smart money” refere-se ao capital investido por indivíduos ou instituições com um profundo conhecimento do mercado e uma vasta experiência em investimentos. Este tipo de transação não se limita apenas ao aporte financeiro, uma vez que envolve conhecimento, redes de contato e estratégias de crescimento, que são essenciais para as empresas que almejam o sucesso.

Em vez de apenas fornecer capital, os investidores se envolvem no desenvolvimento do negócio, contribuindo para a tomada de decisões ajudando a empresa a lidar com os desafios do mercado. Isso pode significar um lugar no conselho de administração, influência em alguns setores ou mesmo a implementação de novas práticas operacionais. A contrapartida para o empresário é renunciar a um certo grau de controle e estar disposto a incorporar a expertise e as sugestões recomendadas.

Marcus Marques, especialista em aceleração empresarial, explica que nos últimos anos, empresários têm reconhecido o valor deste tipo de transação e por conta disso, têm feito sociedades estratégicas para alavancar suas empresas. “Essas parcerias podem tomar a forma de aquisições, onde uma empresa maior e mais estabelecida compra uma outra menor, trazendo não só capital, mas também experiência operacional”, aponta.

O momento certo para buscar smart money é fundamental. Geralmente, isso ocorre quando já existe um produto ou serviço validado no mercado e por isso a empresa já está pronta para escalar, mas precisa de mais do que apenas capital para fazê-lo. “Identificamos esse cenário com a Fidelizi, que por esse motivo foi parcialmente adquirida pelo grupo Acelerador, que agora compõe oito instituições no total. A startup apresenta soluções de fidelização para o varejo e atende mais de 1.300 lojas em todos os estados do Brasil”, destaca.

Para que a parceria seja benéfica, Marcus reforça que é essencial que haja alinhamento de valores e objetivos entre os empresários e os investidores. “O gestor deve estar preparado para uma colaboração intensa e aberta, onde o foco principal é o crescimento sustentável e a criação de valor a longo prazo. A transparência, a comunicação constante e a disposição para aprender e adaptar-se são os pilares dessa relação”, aconselha.

Vitor Kosaka, CEO da Fidelizi, defende que o conhecimento profundo, networking e sinergia podem impulsionar o crescimento da empresa. “O time tem sede por crescimento e busca excelência e principalmente sucesso duradouro no mercado. Empresários que compreendem e utilizam essa estratégia de forma eficaz estão melhor posicionados e conseguem capitalizar em oportunidades para, enfim, alcançarem um crescimento sustentável”, finaliza. – Mais informações: (https://www.aceleradorempresarial.com.br/).