Otto Pohlmann (*)
As tecnologias sustentáveis são inovações que impulsionam as boas práticas ambientais. Trata-se de soluções que melhoram a produtividade e diminuem impactos a fim de garantir a disponibilidade de recursos naturais. Portanto, são responsáveis por combinar ganhos operacionais e benefícios ao planeta.
A migração para a nuvem, por exemplo, ajuda a alcançar metas de sustentabilidade dentro e fora das instalações das empresas. Essa realidade é comprovada por meio de uma pesquisa da Accenture, em que foi constatada que provedores verdes e o seu gerenciamento podem reduzir a emissão de CO2 em quase 60 milhões de toneladas por ano. Isso representa uma média de 22 milhões de carros retirados das ruas.
Isso porque, ao transferir a infraestrutura de TI para um ambiente cloud, há redução de equipamentos. Desse modo, ocorre o uso de softwares para realizar processos e operações, além de diminuir a utilização de hardwares.
Em meio a esse cenário, listo mais dois impactos positivos:
Economia de energia
Ações de sustentabilidade nas empresas devem ser voltadas também para promover maior eficiência energética. Como a nuvem usa a virtualização, as instituições podem economizar ao contar com o gerenciamento de aplicativos por provedores de serviços via cloud, eliminando a necessidade de servidores internos.
Redução de lixo
Outra vantagem desse método diz respeito a documentos e arquivos que passam a ser armazenados em ambientes digitais. Com isso, a empresa contribui para a redução de circulação de papel impresso e, consequentemente, do volume de lixo.
(*) CEO da Centric Solution