Por que investir no processo de migração do SAP para a nuvem?

Jairo Pedroza e Fabricio Cordeiro (*)

Atualmente, é comum as empresas vivenciarem uma “insatisfação positiva”, gerada por um desejo de inovação constante para alavancar os negócios e oferecer a melhor experiência aos seus clientes. No entanto, para que os consumidores sintam os resultados desta inovação, é preciso que a mesma seja planejada, estruturada e guiada. Pensando nisso, uma das escolhas mais frequentes das companhias que almejam acompanhar a evolução digital tem sido migrar seus sistemas SAP para a nuvem.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Infosys, a “Infosys Cloud Radar 2021″, com 2.500 instituições de 12 setores diferentes de diversos países, mais de 40% delas pretendem migrar seus sistemas para a nuvem em 2022. Além disso, o levantamento constatou que a adoção da cloud pode acrescer um lucro anual de US$ 414 bilhões às empresas. Mas, para percorrer esse caminho do processo de migração do SAP para a nuvem de maneira assertiva é preciso entender todos os seus desafios e benefícios, bem como contar com um parceiro estratégico.

. Os principais benefícios de migrar SAP para nuvem – Flexibilidade, velocidade e agilidade, são apenas alguns dos benefícios adquiridos ao migrar os sistemas SAP para a nuvem. Outra vantagem é a redução de custos de infraestrutura e operação, gerando maior economia de capital para as organizações. Neste sentido, uma companhia que pretende realizar grandes mudanças como investimentos, aquisições de empresas, expansão de portfólio, entre outras inovações, deverá dispor de um alto investimento em sua infraestrutura de TI.

Com os sistemas SAP em nuvem a empresa ganha mais agilidade e rapidez no atendimento, além de otimizar o trabalho. Desta forma, ao definir migrar para a cloud, é fundamental criar uma escalabilidade alinhada à estratégia de crescimento dos negócios.

. Os desafios do processo de migração – Aqui podemos fazer uma analogia em que o processo de migração do SAP para a nuvem é como uma viagem de escalada até o topo de uma montanha. Para chegar ao topo, ou no final do processo, alguns desafios deverão ser enfrentados, e, em outros momentos específicos, serão necessários ataques e estratégias diferentes do planejamento inicial.

Para tanto, existe um guia que percorre todo o caminho, como um gestor com a expertise necessária para aquela migração, o qual entende e indica a melhor equipe, ritmo e movimentação ideal para que a chegada até à nuvem ocorra com as tomadas de decisões corretas. Além disso, é indispensável que durante a migração haja uma aclimatação, a qual pouco a pouco ajusta os detalhes e adequações dos sistemas ao seu novo ambiente.

No mundo corporativo, ao realizar uma movimentação deste porte, a nuvem passa a ser um acelerador para a transformação digital, preparando as empresas para os próximos obstáculos e fornecendo uma confiança maior nos momentos incertos que ainda serão vivenciados. Desta forma, após passar pelo processo de migração do SAP para a nuvem, sua empresa estará muito mais flexível nas decisões e mais preparada para agir ao invés de reagir.

(*) – São executivos da SoftwareONE, provedora global e líder em soluções de ponta-a-ponta para softwares e tecnologia de nuvem (www.softwareone.com).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap