368 views 4 mins

Os 5 erros cometidos durante a Recuperação Judicial

em Espaço empresarial
segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Especialista em reestruturação e recuperação judicial de empresas, Douglas Duek, destaca principais alertas para evitar erros durante o processo de recuperação.

Na complexa jornada da Recuperação Judicial, empresas enfrentam uma série de desafios financeiros e operacionais que podem determinar seu sucesso ou fracasso. Compreender e evitar erros comuns é essencial para garantir uma transição suave e eficaz durante esse período crítico. Para evitar erros frequentes durante a recuperação, o especialista em reestruturação e recuperação judicial, Douglas Duek, pontua insights e destaca equívocos que podem comprometer a recuperação financeira. “Na medida em que empresas buscam soluções para se reerguerem e prosperarem, é vital um processo legal destinado a reorganizar suas operações e ajudar a se reerguer novamente”, diz Duek.

Para evitar erros que possam comprometer o sucesso desse processo, destacamos cinco pontos de atenção:

FALTA DE PLANEJAMENTO
Um dos principais erros é a falta de um plano de recuperação bem estruturado. “Algumas empresas mergulham na Recuperação Judicial sem uma análise profunda de suas finanças, recursos e mercado. Um plano claro é essencial para definir metas realistas, identificar problemas-chave e traçar estratégias para superá-los”, aponta o especialista em reestruturação, Douglas Duek — CEO da Quist Investimentos.

FALTA DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
É fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados em finanças e em direito empresarial para orientar a empresa nesse processo. Pesquise com minúcia sobre todos os envolvidos para que a reestruturação ocorra da melhor maneira, principalmente para a empresa.

“Algumas empresas tentam economizar evitando contratar profissionais experientes. No entanto, a complexidade legal e financeira exige orientação especializada para evitar erros que possam prejudicar o processo”, alerta o especialista.

EGO EM EXCESSO
Durante o momento da RJ, muitos sentimentos se afloram: medo, insegurança e ansiedade. Está claro que será necessário lidar com muitos sentimentos, e o pior deles é o ego.É preciso reconhecer que nem sempre você conseguirá se ajudar e será preciso deixar outra pessoa tomar o controle para que a empresa volte a ser saudável.

RESISTÊNCIA PARA NEGOCIAR COM OS CREDORES
“Haverá momentos em que você precisará ouvir os seus credores e buscar o melhor acordo para ambos. Renegociar as suas dúvidas é uma parte essencial do processo”, explica o especialista. É preciso estar pronto para ouvir e para falar.

EVITAR MUDANÇAS
A RJ deve ser uma oportunidade para reavaliar a estratégia de negócios e adaptá-la às novas realidades. Não estar disposto a fazer mudanças significativas nos processos, produtos ou modelos de negócios pode resultar em voltar às mesmas dificuldades após a recuperação.

A Recuperação Judicial é um desafio, mas, evitando os erros comuns mencionados acima, as empresas podem aumentar suas chances de sucesso. A chave está em um planejamento adequado, comunicação, tomada de decisões corajosas, orientação especializada e disposição para se adaptar. Ao evitar esses erros, as empresas têm a oportunidade de emergir mais fortes e preparadas para enfrentar os desafios do mercado.