A identidade visual é um dos elementos mais importantes de uma marca, já que é através dela que uma empresa distingue seus produtos e serviços no campo das imagens. Ter uma identidade visual marcante e representativa é vital para o sucesso de um negócio.
Na hora de considerar qual será a estética da sua marca, uma série de fatores devem ser considerados. Qual o produto ou serviço oferecido? Qual é o público-alvo? Quais são os valores atrelados ao negócio? O objetivo, acima de tudo, é passar a mensagem adequada.
O que são logotipos?
Aproveitando o gancho dos parágrafos introdutórios, é possível encaixar o logotipo como o protagonista da identidade visual de uma marca. Ele é a imagem que mais frequentemente estará atrelada ao negócio, aparecendo em todos materiais de divulgação e vendas.
De maneira simplificada, um logotipo é a representação gráfica que identifica uma empresa. A maçã da Apple, por exemplo, é o seu logotipo. Logotipos existem para todo tipo de organizações, sejam elas públicas ou privadas, lucrativas ou filantrópicas.
Logotipos são importantes porque servem ao papel de “rosto” de uma empresa. Antes mesmo de conhecer os produtos ou serviços oferecidos, consumidores em potencial encontrarão esse símbolo gráfico. Como consequência, ele pode atrair ou afastar pessoas.
Um logotipo é composto por símbolos (os quais podem ser desenhos ou formas geométricas, por exemplo), cores e tipografia (muitas vezes trazendo o nome da marca). Embora existam os mais diferentes modelos, é importante que o logo se adeque ao tipo do negócio.
Características de um bom logotipo
Não há uma fórmula mágica para definir um bom logotipo, mas existem algumas características que podem ser observadas. As 4 principais, sobre as quais eu vou explicar nos próximos parágrafos, são: simplicidade, familiaridade, flexibilidade e originalidade.
Simplicidade
Um dos maiores inimigos de um logotipo é a poluição visual, que já afeta grandes centros urbanos devido ao excesso de informação. Embora seja importante que o símbolo represente a marca em sua totalidade, isso deve ser feito sem que a composição se torne visualmente incômoda. Na prática, “menos” acaba sendo “mais”.
Tendências em design de logotipo variam com os tempos, mas o princípio da simplicidade se mantém. Na hora de criar o símbolo que representará a sua marca, é preciso fazer um exercício de redução, condensando elementos importantes em um visual “clean”.
Familiaridade
Existem cores que imediatamente nos remetem a alguma marca. O roxo está bastante atrelado ao Nubank, enquanto o vermelho é a cor da Coca-Cola. Esse tipo de associação imediata não acontece por acaso, ela é o resultado de um trabalho de identidade visual.
Aqui nós estamos falando do conceito de familiaridade, a capacidade de tornar um logotipo (ou mesmo elementos dele, como as cores) sinônimo de uma empresa. Isso gera uma relação de proximidade entre consumidor e marca, permitindo reconhecimento imediato.
Flexibilidade
Um logotipo irá aparecer em todos os materiais de uma empresa. Isso inclui embalagens de produtos, panfletos, ícones em redes sociais, estampas e uma infinidade de outras representações visuais. Como adequar um mesmo símbolo a tudo isso?
A resposta é simples: flexibilidade. Um bom logotipo é possível de ser escalado de diferentes formas, desde ícones bem pequenos até outdoors. Esse conceito está também atrelado à simplicidade, já que símbolos mais limpos se tornam mais versáteis.
Originalidade
Nós já falamos sobre o conceito de familiaridade, mas ainda fica a pergunta: como tornar um logotipo familiar aos olhos do consumidor? A resposta para essa pergunta não é simples, mas a palavra de ordem é “originalidade”. Para se destacar, é preciso fazer algo diferente.
Logotipos originais evitarão símbolos ou combinações de cores associadas a outras marcas, especialmente se elas forem concorrentes. Nesse caso, é importante considerar o que a marca busca representar e o que já existe no mercado no campo das identidades visuais.
4 criadores de logotipo incríveis que facilitarão o seu trabalho
Para te ajudar a criar o melhor logotipo para a sua marca, eu trouxe a recomendação de 4 ferramentas. Em cada uma delas eu vou falar sobre vantagens, desvantagens, o quão fácil de usar (ou não) elas são, quais são as possibilidades de customização e os preços.
1 – Criador de logos da Tailor Brands
O criador de logotipos da Tailor Brands está disponível em português e é recomendada por uma série de marcas em atuação no mercado. Sua principal característica é a facilidade para aqueles sem experiência.
Através do site, o logotipo pode ser criado seguindo os seguintes passos: fornecimento de detalhes da empresa, escolha do estilo e fonte, personalização dos designs e download do resultado final. Embora o serviço seja pago, é possível experimentá-lo gratuitamente.
A Tailor Brands utiliza inteligência artificial para desenvolver logotipos, os quais podem ser posteriormente modificados por você. Por conta disso, seu único ponto negativo está associado com a automação do processo, em comparação com um design feito por pessoas.
2 – LogoGenie
Logo Genie é outra ferramenta online para criação de logotipos disponíveis inteiramente em português. Para aqueles que não possuem experiência na criação de identidades visuais, o site fornece um vídeo tutorial explicando o passo-a-passo.
O processo começa com a seleção de um modelo de logotipo, dentre os mais de 1000 disponíveis no site. A partir daí você pode personalizá-lo e fazer o download em diferentes formatos. O serviço é pago, mas é possível ver o resultado gratuitamente.
Como pontos positivos, podemos mencionar o serviço de atendimento ao cliente. Através dele, a equipe do site oferece ajuda durante todo o processo. O único ponto negativo é o fato de que os modelos de logotipo são pré-prontos, antes da customização.
3 – Criador de logos Placeit
O Placeit é uma plataforma de criação visual que vai muito além dos logotipos. Eles estão presentes e recebem atenção, mas é interessante notar que as ferramentas são múltiplas, com templates para produtos, como camisetas, e até mesmo edição de vídeos.
As possibilidades de logotipos a serem customizados estão divididas por categorias, o que torna mais fácil encontrar o que você procura. Assim como nas ferramentas anteriores, existe a possibilidade de modificar o modelo escolhido, a fim de deixá-lo com a cara da sua marca.
A única característica negativa é o fato de que a plataforma está apenas em inglês. Apesar disso, as ferramentas disponíveis são intuitivas e facilmente manuseadas mesmo por aqueles sem experiência. A acesso ilimitado ao serviço custa R$10.
4 – FreeLogoServices
Para fechar a lista temos o FreeLogoServices. Ele é a plataforma com a aparência mais simples de todas, o que é algo positivo para aqueles que não possuem experiência e têm receio de “se perder” em meio a tantas informações visuais e opções.
O serviço é pago, mas você pode testá-lo de maneira gratuita. O passo-a-passo consiste em inserir o nome da sua marca (e slogan, caso queira), selecionar a área do mercado, escolher um design dentre as opções disponíveis e então personalizar os resultados.
Outros pontos positivos incluem os variados formatos para salvar o seu logotipo, suporte ao cliente e a acessibilidade das ferramentas aos aparelhos celulares. O único ponto negativo é a ausência de detalhes no site, para aqueles com conhecimentos mais avançados.
E aí, o que achou dessas dicas?
Acima de tudo, tenha sempre em mente os valores da marca e como você pode passá-los visualmente. Utilizando as dicas para a criação de um bom logotipo e as ferramentas apresentadas nesse texto, eu não tenho dúvidas de que você terá o logo perfeito!