110 views 4 mins

FinOps permite uso eficiente da nuvem pelas empresas

em Espaço empresarial
quinta-feira, 17 de junho de 2021

Você sabe o que é FinOps? Essa expressão, à primeira vista estranha, é a união de dois termos: ‘Financeiro’ e ‘Operações’. Trata da gestão financeira do consumo em nuvem, que busca pela otimização do investimento das empresas neste tipo de tecnologia. Usar só o que precisa, quando necessário e da melhor maneira possível. Apesar de parecer simples, esse é um dos grandes desafios para companhias que pretendem migrar algum dos seus ambientes para cloud e para as que já estão lá, gerenciar.

Para quem vai migrar, a dificuldade é identificar quais cargas de trabalho serão transferidas e quais os custos esperados. Já no segundo cenário, o desafio é identificar qual carga está usando cada recurso e como este uso está impactando os custos. Afinal, a nuvem tem uma vantagem que, se mal gerida, pode ser prejudicial: nela você paga por recurso usado. Se a sua operação cresce e seu negócio precisa de mais recursos, você pode escalar isso com rapidez e facilidade.

O mesmo ao contrário, se sua empresa descontinua um produto ou possui alguma operação sazonal, você consegue diminuir a utilização de recursos (e o custo), muito mais rápido do que se esse serviço fosse realizado dentro de casa. Mas, se você possui muitos recursos na nuvem e não utiliza o FinOps, uma operação pode ficar esquecida no ambiente, consumindo dados que poderiam ser utilizados em outras cargas de trabalho.

“A gestão financeira é um esforço diário, que precisa ser constante na rotina da sua empresa para garantir a eficiência. Pense que ela precisa fluir como em um vídeo, e não como um recorte, uma fotografia”, afirma Guilherme Barreiro, diretor geral da Nextios, unidade de negócios do Grupo Locaweb. Com o FinOps a empresa otimiza a gestão de custos e aprimora a governança, permitindo que mais recursos possam ser investidos na melhoria do seu negócio.

De acordo com a pesquisa “Moving to a Connected Cloud Architecture”, do IDC Research, 71% dos usuários de cloud corporativa acreditam que é muito importante implementar um plano de controle de gerenciamento compartilhado em todos os recursos de cloud, a fim de melhorar o desempenho de ponta a ponta, controle de custos e ativos de infraestrutura e gerenciamento de configuração.

“A tecnologia é sempre o meio para viabilizar algum produto ou solução, não o fim. Por isso é importante contar com parceiros que entendam de tecnologia, para que o seu time consiga focar esforços no desenvolvimento do seu negócio.

A Nextios conta com formas práticas de gerir com responsabilidade financeira o modelo de gastos variáveis da nuvem, aplicando soluções que incentivam a cultura e a conscientização de custos, estabelecendo critérios e alertas para atender às metas financeiras e obter a maior eficiência para o negócio da sua empresa”, finaliza Barreiro. – Fonte e mais informações: (www.nextios.com.br).