Muitos funcionários estão acostumados a trabalhar sem fazer uma pausa. A desculpa para não realizar uma pausa é o excesso de tarefas, prazos curtos, um colega doente de longa data ou um pedido urgente daquele cliente extremamente importante.
Entretanto, pra se manter afiado e focado, é muito importante fazer pausas apesar de todos esses assuntos urgentes. Por que as pausas não são feitas de forma consistente ou não são realizadas corretamente? Isso se deve em parte a:
- Carga de trabalho excessiva;
- Empregadores não estarem familiarizado com os efeitos benéficos de uma pausa;
- Culturas corporativas nas quais os funcionários se sentem culpados em relação aos colegas e à gerência quando fazem pausas.
Dito isso, separamos a seguir alguns dos principais benefícios de realizar pausas durante o horário de trabalho e porque aderir a prática é importante.
Fazer uma pausa leva a avanços
Quando você simplesmente não consegue descobrir uma resposta (sua mente fica presa no mesmo problema) é melhor fazer uma pausa ou começar algo completamente diferente por algum tempo para criar novas conexões. Por exemplo:
- Organize sua caixa de entrada ou responda alguns e-mails;
- Limpe sua mesa ou outros espaços em seu escritório;
- Tire alguns minutos para jogar Solitario ou Freecell para relaxar a mente;
- Faça um alongamento em sua cadeira;
- Vá ao banheiro e lave seu rosto ou retoque a sua maquiagem.
Tentar a mesma coisa repetidas vezes não levará a nada. Portanto, fazer uma pausa melhora o foco e a concentração e oferece a oportunidade de redefinição mental. Depois de uma pausa, o trabalho pode ser retomado com mais energia e motivação.
Considere sair do local de trabalho
Quando for fazer uma pausa, de preferência a sair do seu local de trabalho se isso for possível.
Se tiver esta oportunidade, saia em busca de natureza ou vá até um parque ou praça em sua cidade – isso promoverá um humor positivo e reduzirá sentimentos negativos como o stress e a ansiedade.
Quando o tempo é gasto na natureza, a sua frequência cardíaca e a tensão muscular são reduzidas em poucos minutos. Quando pelo menos 20 minutos são gastos na natureza, a pressão arterial também diminui.
Determine seus próprios momentos
Quando o empregador fornece um espaço específico para o momento de relaxamento, você deve fazer uma pausa a seu critério. As pausas funcionaram melhor se você mesmo puder determinar quando a pausa é feita e quando ela deve ser encerrada.
Isso o leva a melhores ideias e menos impasses do que quando uma pausa é determinada de forma compulsória. Quando o agendamento e programação de pausas são feitas pelo empregador isso pode gerar descontinuidade e atrapalhar o fluxo do seu trabalho.
Pausas mais longas oferecem benefícios adicionais
Pausas mais longas oferecem a oportunidade para tarefas não relacionadas ao trabalho serem realizado; por exemplo, realizar ligações pessoais, planejar uma visita ao dentista ou até mesmo se exercitar. Isso cria um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Também dá aos colegas a oportunidade de se conhecerem melhor fora do trabalho, por exemplo, durante uma caminhada juntos. Isso, por sua vez, promove a cooperação e a comunicação.