Carlênio Castelo Branco (*)
É preciso estar em todos os lugares, todo o tempo, para atender às novas demandas dos clientes, destaca o Gartner. Mas, para seguir essa tendência, falar apenas de investimentos em tecnologia já não é suficiente. É necessário compreender que as empresas precisam viabilizar uma gestão flexível e colaborativa.
E como viabilizar o melhor para o meu cliente, a qualquer momento, de qualquer lugar, em um mundo onde as inovações não param de surgir? Como potencializar o uso da tecnologia nessa necessidade latente de tomar decisões rápidas e ao mesmo tempo fundamentadas em dados? É diante destes questionamentos que o assunto cloud, ou tecnologia em nuvem, tem se tornado tão estratégico para os negócios.
. Computação em nuvem – Vamos lá. No ambiente corporativo um negócio sustentável é aquele que mantem o equilíbrio quando trata os resultados corporativos sociais, econômicos e ambientais. A migração para tecnologia em nuvem viabiliza essa sustentabilidade e posso apontar alguns exemplos.
Certamente você, leitor, já está pensando na redução de custos, e esse é sim um ponto de vantagem, uma vez que a migração para cloud reduz consideravelmente investimentos em recursos de TI. Ou ainda, na viabilização do anywhere office, muito em pauta depois de tudo que vivemos com a pandemia.
Mas, é muito mais que isso. A computação em nuvem permite o acesso a banco de dados e plataformas em trânsito de qualquer lugar a qualquer momento. Para uma gestão baseada em business analytics, essa vantagem contribui principalmente com as ações de inteligência competitiva dos negócios.
. Dados, tecnologias e integrações – As companhias precisam de big data, e isso precisa ser acessível para tomada de decisões, contribuindo com direcionamento de capital, oportunidades de investimentos e toda a sustentabilidade do negócio. Sem contar que, em um mundo onde novas tecnologias são criadas todos os dias, ter uma tecnologia em nuvem viabiliza novas possibilidades de criações e integrações.
. Cultura para inovação – Uma vez que estamos alinhados quanto aos benefícios da computação em nuvem para os negócios, também precisamos olhar para a cultura das companhias hoje. Isso porque é preciso construir uma base sólida em inovação para seguir nessa nova jornada.
Propor mudanças na forma que as pessoas trabalham é algo muito delicado, mas vivemos um momento que as companhias precisam cada vez mais ter coragem de apostar no novo, obviamente usando bom senso, paciência e planejamento. Em outra citação o Gartner reforça que as organizações que não possuem uma estratégia de cloud de alto nível, orientada pela sua estratégia empresarial, aumentarão significativamente o risco de falhas e desperdício de investimento.
Dar atenção para os investimentos em tecnologia em nuvem pede uma reflexão geral de todos os passos importantes que já demos em direção à gestão digital, mas precisamos ir além. Quando falamos de tecnologias que influenciam nos negócios é importantíssimo ter um olhar para o futuro, e já entendemos que tecnologia na nuvem traz um acesso e uma capacidade muito maior para qualquer gestão.
(*) – É CEO da Senior Sistemas.