113 views 6 mins

Como contratar uma empresa de segurança para atuar em um condomínio?

em Espaço empresarial
quarta-feira, 05 de janeiro de 2022

Imagem: Pixabay

Com o crescimento desordenado das grandes cidades, o aumento da violência e o investimento em infraestrutura limitado que o poder público realizou por décadas, uma das soluções encontradas pelas pessoas foi trazer a ideia de condomínios privados, algo existente em muitos outros países.

O modelo foi um grande sucesso no Brasil, com loteamentos sendo ocupados rapidamente em todos os estados, seja em volta das cidades grandes, próximos de cidades menores ou até dentro de metrópoles. A Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um bairro com muitos condomínios do tipo, construídos durante o crescimento da cidade para a zona oeste.

Entretanto, morar dentro de um condomínio não é a resposta para todos os problemas que temos e a pergunta por que contratar segurança privada para seu condomínio é totalmente válida. O auxílio de uma empresa especializada pode ter grande impacto no dia a dia das pessoas que moram nesse espaço. Abaixo explicaremos as razões.

Tranquilidade e segurança

O mais óbvio é a tranquilidade e proteção que um trabalho de segurança bem realizado pode oferecer para os condôminos. A ideia de um condomínio é conseguir controlar entradas e saídas que a rua não permite, além de ser um escape do burburinho dos bairros mais movimentados.

Em um ambiente protegido é possível viver de forma mais tranquila, sem precisar de medidas de segurança como muros altos, cercas elétricas e sistemas de alarme invasivos que casas nas cidades precisam. Porém, para ter essa confiança na segurança fornecida é preciso ter uma empresa séria, com expertise e anos de mercado para fornecer um serviço da mais alta qualidade.

Os profissionais que estiverem prestando esse serviço precisam ser treinados e passar por sessões de reciclagem para melhor lidar com o nível de atenção necessária, além de usar ferramentas tecnológicas que são de grande auxílio para essa atividade. O ideal é que o corpo de segurança crie um ambiente protegido sem ser ostensivo e impositivo, sempre tendo em mente o bem-estar das famílias, crianças e também trabalhadores.

Um gasto que se paga

O gasto com segurança pode parecer alto a princípio, mas ele se paga com a prevenção de possíveis crimes, a atuação rápida perante uma urgência e também a detecção de vulnerabilidades que podem levar a maiores problemas.

O gasto com grandes roubos, danos ao patrimônio ou pior, perigo à integridade física, podem ser enormes e ter a possibilidade de evitar dores de cabeça do tipo precisa ser pensado pelos condôminos e a administração de qualquer condomínio.

Como detectar um bom trabalho de segurança em condomínios

Quem já entrou em um condomínio privado – que aliás não param de surgir, inclusive em versões horizontais – notou que a segurança é um item fundamental, mas que nem sempre o trabalho é bem efetuado. Pela sensibilidade do trabalho – a proteção da casa das pessoas, o lugar de descanso, diversão e tranquilidade – os profissionais precisam ser altamente capacitados.

Um erro comum é pecar pelo excesso, sendo bastante ostensivo para demonstrar presença. O treinamento e planejamento ideal consegue aliar a presença física dos profissionais, a criação de um ambiente seguro e que demonstre isso para o morador, mas também que facilite a vida das pessoas, sem prejudicar o trânsito, a chegada de serviços e convidados e ofereça uma “mão amiga” em caso de qualquer necessidade.

Um bom trabalho de segurança começa com a proteção do perímetro. A portaria é a parte mais visível desse trabalho de proteção, requerendo agilidade nas entradas e saídas de moradores, convidados, trabalhadores e prestadores de serviço, mas sempre fazendo o registro e sabendo quem está entrando no recinto e com que intuito.

A proteção do perímetro também envolve estruturas como muros e cercas, além da análise de vulnerabilidades desse ambiente e que podem ser exploradas. Rondas frequentes também trazem segurança e melhoram o monitoramento, assim como a instalação de câmeras em um circuito fechado. Tudo pensando na segurança das pessoas, mas sendo feito de forma capacitada e discreta.

A contratação de segurança privada para um condomínio é fundamental para cumprir o objetivo de um loteamento do tipo, que é trazer maior proteção e tranquilidade para as pessoas e criar um sentido de comunidade. Por isso, ao contratar uma empresa do tipo, pesquise de forma minuciosa e dê preferência para profissionais que têm experiência nesse serviço e boa reputação no mercado.