Rodrigo Ferreira (*)
Um dos grandes legados da pandemia foi a adoção em massa do trabalho remoto.
As companhias foram obrigadas a mover sua força de trabalho para o home office e, ao que tudo indica, assim que a pandemia se for, o trabalho remoto seguirá, ao menos no modelo híbrido para boa parte das empresas. Uma pesquisa recente revelou que 61% dos brasileiros querem permanecer trabalhando no modelo Home Office de maneira definitiva, enquanto 32% desejam ir ao escritório no máximo duas vezes por semana.
Isso mostra claramente que os gestores precisam equacionar os gargalos tecnológicos para garantir produtividade e colaboração entre seus funcionários.
Diante disto, surfando na onda do “as a service”, surge um novo conceito: ColabaaS, ou Colaboração como serviço. Atualmente Cloud, Mobilidade e Conectividade com o mundo são mais do que realidades, são necessidades de qualquer empresa. É fundamental que os gestores entreguem a seus colaboradores uma solução unificada que garanta telefonia, colaboração, mobilidade e conectividade.
Embarcado no modelo em nuvem, todos estes serviços podem ser entregues com a mais moderna tecnologia e com a flexibilidade de custos que permite que o gestor escolha quais serviços fazem sentido para a realidade financeira de sua companhia.
Tudo isso, bem implementado, pode garantir ganho exponencial de produtividade, unificar e fomentar a colaboração entre os funcionários, reduzir drasticamente os custos da operação, dar elasticidade ao atendimento das equipes e aumentar a agilidade no atendimento das demandas do negócio.
Obviamente, só se atinge estas expectativas optando por um parceiro adequado, capaz de oferecer suporte realizado por profissionais qualificados e certificados pelos fabricantes. As ferramentas e soluções de colaboração mudaram o jeito de se trabalhar nas últimas décadas. O trabalho remoto demanda serviços e soluções colaborativas em nuvem. O conceito de colaboração como serviço, de forma que o cliente tenha liberdade de implementar o que e quando vai utilizar é a próxima etapa do processo evolutivo dos negócios.
(*) – É gerente pré-vendas da Added (https://added.com.br/).