Em meio ao cenário de incertezas que o mundo está vivendo em meio à pandemia e ao cenário econômico, as empresas enfrentam ainda o desafio de mais do que motivar seus colaboradores, conseguir engajá-los. Afinal, todos buscam profissionais comprometidos com resultados, mas muitas empresas não se atentam ao papel e importância do endomarketing para ajudar nesse objetivo.
Segundo Rodrigo Bonissato, o diretor da Intramark, agência especializada em endomarketing e eventos, as ações de marketing interno devem ter como meta proporcionar um ambiente em que os profissionais possam produzir mais e melhor. Para isso, ele enumera cinco dicas de como otimizar as ações internas de uma empresa.
1- Tenha o colaborador como foco – Endomarketing é o marketing direcionado ao público interno da empresa tem como objetivo central focar nas pessoas para gerar resultados. Ao trabalhar o marketing interno você está trabalhando a evolução de seus funcionários, que são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa e precisam ser os primeiros a entender toda a sua atuação.
2- Trabalhe o endomarketing em várias frentes – Existem diversas formas de se fazer endomarketing e o ideal é utilizar mais de uma delas, trabalhando em várias frentes. Por exemplo, realizando ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, premiações que mostram valorização do profissional, não apenas ao atingir metas, mas por comemorar mais um ano de empresa, por exemplo.
3- Alinhe suas ações com o propósito da empresa – O Endomarketing é feito para aumentar índices de produtividade, níveis de qualidade e alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Por isso, as ações precisam estar alinhadas sob a mesma cultura e objetivos. De uma maneira clara, a empresa precisa viver o que prega, pois, discursos vazios, sem aplicação prática, são percebidos pelos colaboradores e isso que faz toda a diferença no dia a dia.
4- Implante as ações de acordo com as necessidades da empresa – Para saber a melhor abordagem o ideal é uma pesquisa com o time de RH da empresa e os funcionários solicitando feedbacks anônimos sobre a empresa e ambiente de trabalho, identificando as fraquezas fica mais fácil planejar uma ação personalizada para aquele ponto de melhoria, ressaltando que o endomarketing é um processo contínuo e não pontual, deve ser constantemente engajado com o público.
5- Mensure os resultados – Toda empresa que tem como objetivo otimizar seus resultados e aumentar a produtividade estabelece metas a serem atingidas e mensura seus resultados. No endomarketing isso pode ser feito por meio de comparações de desempenho antes e depois do engajamento de endomarketing, além de pesquisas de feedback dos funcionários em relação à empresa.
Os resultados destas ações se traduzem em um bom clima organizacional, perspectivas de carreira e identificação pessoal com a empresa e seu propósito, a motivação surge naturalmente. Os colaboradores ficam mais felizes e realizados e dão o melhor de si para crescer junto com a organização. Consequentemente, isso também gera uma melhora nos serviços e no atendimento aos clientes. Todos saem ganhando com essas ações: empresas, funcionários e clientes.
Fonte e mais informações: (https://intramark.com.br/).