291 views 5 mins

Afinal, o que é fluxo de caixa?

em Espaço empresarial
terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Benefícios de um fluxo de caixa equilibrado e outros temas estão na playlist Bora Empreender do canal da Serasa Experian, com vários conteúdos para empreendedores

Início de ano é época para organizar as finanças pessoais e as empresariais. E para os empreendedores, um bom ponto de partida, que faz a diferença na saúde financeira dos negócios em dia, é o fluxo de caixa. Essa é uma das ferramentas de gestão que apoia a tomada de decisão no dia a dia dos negócios, de forma simples e eficiente.

O fluxo de caixa ajuda a acompanhar todas as movimentações financeiras da empresa, ou seja, todas as saídas de entradas de recursos. Com uma atualização diária, mostra a capacidade dos empreendedores para pagamento imediato, uma vez que o acompanhamento mostra as contas a pagar, como luz, funcionários, internet etc.; e os recebimentos pelos serviços realizados pela empresa.

Para auxiliar os donos de pequenos e médios empreendimentos a cuidar da saúde financeira de seus negócios, a Serasa Experian separou cinco benefícios em manter um fluxo de caixa atualizado. O conteúdo também faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube e vai de temas básicos até avançados.

Veja abaixo:

  1. Reduz a inadimplência e os pagamentos atrasados uma vez que, com o fluxo de caixa, o empreendedor já consegue prever que esses pagamentos precisam ocorrer e pode ficar em cima da cobrança;
  2. Traz mais controle das atividades do ciclo operacional como compras, pagamentos, produção, vendas e todos pagamentos e detalhes do dia a dia da empresa;
  3. Ajuda a entender os impactos de gastos futuros no caixa, podendo se preparar com antecedência;
  4. Evita prejuízos e ajuda a criar estratégias mais eficientes para o seu negócio, uma vez que o empreendedor consegue visualizar seu fluxo financeiro como um todo;
  5. Ajuda a entender a origem e o destino dos recursos financeiros deixando o processo de tomada de decisão mais assertivo.

“O fluxo de caixa é um instrumento gerencial valioso, que possibilita ao empreendedor projetar cenários e auxiliar suas decisões futuras, já que contempla todas as entradas e saídas dos próximos meses. Ao entender a expectativa e a realidade do seu negócio, as PMEs conseguem se programar com antecedência. Além disso, ao organizar as contas, o empreendedor tem mais chance de evitar o descasamento de caixa, ou seja, quando se vende a prazo, mas os pagamentos precisam ser à vista. Essa é uma dor e dificuldade das PMEs que um acompanhando rígido do fluxo de caixa, inibe de acontecer”, explica o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Outro dado importantíssimo para as PMEs é conhecer seu Score CNPJ, uma ferramenta gratuita da Serasa Experian, baseada em critérios financeiros e comportamentais com o objetivo de indicar o nível de confiança de uma empresa em relação ao pagamento de seus débitos em dia. O canal da Serasa Experian possui uma série uma série exclusiva também sobre o Score ponto a ponto, com conteúdos que ajudam o empreendedor a conhecer e, o mais importante, ter dicas de como melhorar sua pontuação.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, e conquistar mais clientes. Clique aqui para acessar!