135 views 3 mins

5 lições para o mercado de construção civil que pode ser aplicada em outro setor

em Espaço empresarial
quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O setor de construção civil é formado por empresas que há muito tempo atuam na economia e, muitas delas, já estão na segunda ou na terceira geração. Um exemplo disso é Diego Dias, CEO da Ekko Group, incorporadora especializada em empreendimentos residenciais de médio e alto-padrão. Durante oito anos, Diego, que é formado em administração, trabalhou no mercado financeiro, e reuniu lições que o ajudaram a expandir a empresa.

Cada lição apreendida veio a partir da observação e da operação tanto no mercado financeiro, já que sua origem profissional é um grande banco, quanto no setor da construção civil, quando desde pequeno, acompanhava o pai nas obras. Diante disso Diego reuniu algumas dicas que valem a reflexão:

  1. O foco é o cliente – Os processos precisam ser desenvolvidos internamente para atingir o objetivo final, sem isso é impossível ter uma empresa escalável. É necessário estruturar todas as áreas em operação (administração, RH, operacional, financeiro), para que toda a base tenha estrutura no processo de expansão.
  2. As pessoas são um pilar fundamental em qualquer companhia – Profissionais certos nas posições certas fazem toda a diferença. Em momentos de baixa econômica, muitas pessoas ótimas ficam disponíveis e estão procuram recolocação no mercado, ou seja, contratar.
  3. Estruturação de negócios – o Brasil tem uma economia que oscila muito de ano em ano, então o momento do mercado deve ser levado em consideração. Tem que saber adequar seu modelo de negócio ao momento econômico do país.
  4. Empresa familiar precisa se profissionalizar – É imprescindível definir a função de cada um e abrir mão de ideias antigas para que o negócio se torne mais eficiente, rentável e consiga se tornar escalável.
  5. Queda de juros – O Brasil está em um período de queda de juros. A pandemia levou as pessoas a buscarem áreas mais amplas para viver e há um movimento de consumidores buscando imóveis próximos à Capital mas, com espaço para viver com a família. Outra coisa interessante a ser observada é que os bancos estão reduzindo as taxas para a aquisição de imóvel e isso é um bom sinal.
    Fonte: (www.ekkogroup.com.br).