Piauí e Maranhão têm parques eólicos mais eficientes do Brasil

Omega Energia têm 7 dos 10 parques eólicos com as melhores performances do país; com destaque para unidade localizada no Piauí, que liderou o ranking

De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica analisados pela consultoria ePowerBay no final de 2021, dos dez parques eólicos com as melhores performances em novembro, sete pertencem à Omega Energia, maior geradora brasileira de energia renovável. Em primeiro lugar ficou o Testa Branca I, com Fator de Capacidade (FC) de 81,3%, situado no Piauí e garantia física de 12,9 MW. No total, foram avaliados 776 parques em operação, com um FC de 41,7% na média geral.

Os outros parques da Omega a integrarem o ranking são Porto do Delta (77,63%), Testa Branca III (73,45%), também no Piauí; e Delta 3 VII (72,23%), Delta 3 IV (70,44%), Delta 6 I (66,94%) e Delta 5 II (65,88%), todos no Maranhão. O estudo mostra ainda que nos 12 meses anteriores houve um aumento de 18,6% na Evolução da Capacidade Instalada de todos os parques do país, o equivalente a 3,3 GW.

Para garantir a eficiência dos parques, a empresa investe em equipamentos de alta performance, como aerogeradores e turbinas. A energia gerada nos ativos é dirigida ao mercado livre, auxiliando no processo de transição energética das empresas e futuramente da população em geral.

“Atualmente a única alternativa à compra de energia das distribuidoras é a instalação de geração distribuída através da instalação de painéis solares em casas e empresas. A regulação não permite que a população compare os custos da geração distribuída com fontes de geração centralizada, que são mais baratas por terem mais eficiência no aproveitamento e enormes ganhos de escala, mas já estamos nos preparando para essa mudança que virá com a abertura do mercado livre de energia”, destaca Antonio Bastos, CEO da Omega Energia.

Os investimentos da eficiência dos ativos também reforçam o compromisso da Omega com a sustentabilidade por meio da geração de energia limpa, barata e simples, além de valorizar as comunidades nas quais está inserida com projetos sociais voltados à educação e fomento da economia local, com geração de postos de trabalho.

Plataforma digital

Sempre investindo em tecnologia de vanguarda, a Omega foi a primeira empresa a lançar uma plataforma digital, na qual empresas podem negociar e adquirir energia elétrica diretamente da geradora, sem a obrigatoriedade de comprar da concessionária local. As cotações são feitas rapidamente sem necessidade de mandar e-mail ou fazer ligações. Na plataforma, o usuário também consegue gerenciar suas contratações e faturas, além de acompanhar seu consumo de energia em tempo real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap