203 views 6 mins

Parceiras para desenvolver mais energia renovável para as indústrias

em Energias Renováveis
terça-feira, 31 de outubro de 2023

A Macquarie Asset Management assinou um acordo com a Hydro relativo à futura aquisição de 49,9% da Hydro Rein, empresa de energia renovável da Hydro.

Por meio do acordo, a Hydro e a Macquarie Asset Management formarão uma joint venture (JV) onde a Hydro deterá os 50,1% restantes da empresa. A Macquarie Asset Management pretende investir um capital de 332 milhões de dólares para obter uma participação de 49,9% na Hydro Rein. A transação avalia a Hydro Rein em US$ 333 milhões, em 30 de junho de 2023. Com o capital fornecido pela Macquarie Asset Management, a Hydro Rein deverá ser totalmente financiada para seus atuais projetos em construção e custo de desenvolvimento para projetos em pipeline nos próximos anos, com a ambição de se tornar autofinanciado.

A transação é mais uma demonstração da parceria bem-sucedida e complementar que a Hydro Rein e a Macquarie Asset Management construíram ao longo de muitos anos. As duas empresas são atualmente parceiras em um parque eólico onshore de grande porte que está em construção no Nordeste do Brasil. Por meio de Contratos de Compra de Energia (PPAs), o projeto fornecerá eletricidade à mina de bauxita da Hydro, Paragominas, e à sua refinaria de alumina, Alunorte. A Hydro e a Macquarie também trabalharam juntas em projetos de parques eólicos na Suécia em 2017 e 2018, contribuindo para o desenvolvimento do mercado nórdico para PPAs de longo prazo.

“Esta transação representa um marco importante para a execução da estratégia da Hydro de crescer em energia renovável. Lançamos as ambições de energias renováveis da Hydro por meio da Hydro Rein há menos de três anos. Em pouco tempo, a empresa construiu um portfólio sólido e impressionante de projetos de energias renováveis. Todos estes serão contribuições fundamentais para a redução das emissões de CO2 para a Hydro e outras indústrias”, afirma a Presidente e CEO Hilde Merete Aasheim.

“Estamos entusiasmados por entrar no próximo capítulo da transição da Hydro para emissões líquidas zero junto com um parceiro sólido como a Macquarie Asset Management. Acreditamos que a sua força comercial e a sua experiência líder no desenvolvimento de projetos renováveis globais complementarão a Hydro Rein e acelerarão as ambições da empresa de descarbonizar as indústrias”, afirma Aasheim.

Três anos de crescimento renovável na Hydro Rein

Desde o seu lançamento em 2021, a Hydro Rein construiu um portfólio significativo de projetos de energia renovável e contratos com compradores industriais.

O atual portfólio de 6,9 GW (capacidade bruta) na joint venture consiste em projetos de energia renovável, desde projetos em construção até projetos em estágio inicial de desenvolvimento nos países nórdicos e no Brasil. A participação cativa da Hydro Rein nos quatro projetos em construção será de 1,7 TWh.

PPAs de longo prazo foram assinadas para um total de 5,3 TWh anuais com a refinaria de alumina da Hydro, Alunorte, a fábrica de alumínio primário da Albras (joint venture entre a Hydro e a Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd.), a mina de bauxita da Hydro, Paragominas, e a empresa de telecomunicações Telenor.

Quatro dos projetos da Hydro Rein estão previstos para serem concluídos até o final de 2024.

Além de projetos eólicos e solares, a Hydro Rein está trabalhando em projetos de soluções energéticas, como armazenamento de baterias, eficiência energética e geração local na Europa e na América do Norte. Um total de 30 plantas da Hydro estão atualmente no escopo do pipeline e leads e projetos-piloto foram realizados no Canadá, Alemanha, Suécia e Noruega.

A Hydro Rein conta atualmente com 75 funcionários e escritórios em Oslo, Rio de Janeiro e Haia.

Ativos incluídos na joint venture

Todos os ativos da Hydro Rein no Brasil, Dinamarca e Suécia e todos os projetos de soluções energéticas serão incluídos na joint venture. Os projetos da Hydro Rein na Noruega também serão incluídos na joint venture, exceto para potenciais projetos eólicos onshore localizados nas regiões próximas às fundições da Hydro, como a Snøheia Industrikraft. Esses projetos continuarão a ser desenvolvidos e de propriedade da Hydro em conjunto com parceiros locais. A organização da Hydro Rein apoiará a Hydro no desenvolvimento destes projetos por meio de contratos de serviços.

Detalhes da transação

A transação está sujeita a aprovações regulatórias padrão e aos termos da transação exigidos por ambas as partes. Isto inclui diversas condições precedentes (CPs) tanto para a Hydro quanto para a Macquarie Asset Management que precisam ser satisfeitas, inclusive relacionadas ao financiamento da transação. Sujeito à aprovação, o fechamento da transação está previsto para o segundo trimestre de 2024.