78 views 50 secs

Títulos públicos retomam valorização

em Economia
quarta-feira, 09 de outubro de 2019

Após recuo em agosto, os títulos públicos voltaram a apresentar valorização em setembro com a nova redução da Selic e a sinalização do BC de que os juros podem encerrar o ano ainda mais baixos. De acordo com a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o IMA-Geral, índice que acompanha a variação média desses papéis em mercado, teve rentabilidade de 1,46% no mês e de 10,72% no acumulado de 2019.

“A maior parte dos subíndices do IMA apresentou em setembro o melhor resultado dos últimos meses. Além do efeito da queda da Selic, os preços dos ativos também foram impactados pelo cenário externo mais favorável, com os cortes dos juros nos principais bancos centrais do mundo e a redução da tensão entre Estados Unidos e China”, afirma Hilton Notini, gerente de Preços e Índices da ANBIMA.

Os títulos com prazos maiores de vencimento se destacam no período. O IMA-B5+, indicador que representa as NTN-Bs com mais de cinco anos, teve ganho de 3,73% em setembro, com alta de 26,55% no ano. A rentabilidade do IRF-M1+, que acompanha papéis pré-fixados com mais de um ano, foi de 1,87% no mês e de 11,89% no acumulado de 2019 (AI/ANBIMA).