77 views 3 mins

Taxa de juros em baixa é a oportunidade para renegociar dívidas

em Economia
segunda-feira, 08 de junho de 2020

Imagem: Freepik

A taxa básica de juros chegou ao nível mais baixo desde o começo deste século. Esta é uma realidade que deve permanecer nos próximos meses, mas, a partir de 2021, a tendência é de uma nova alta, conforme prevê o Boletim Focus. Desta forma, este momento se revela como uma oportunidade para renegociar dívidas e financiamentos contraídos quando a Selic estava lá em cima e, com isso, economizar um bom dinheiro.

Segundo o diretor de planejamento financeiro da Fiduc, fintech de gestão de investimentos e controle de finanças pessoais, a chance mais relevante é a de portabilidade do crédito imobiliário. “Como são financiamentos longos, acontecem duas situações: as taxas contratadas podem ser bem mais altas, porque na época o cenário era outro e, além disso, qualquer impacto de queda na taxa significa uma boa economia para o mutuário”. Neste caso, explica, a buscar instituições que forneçam serviços nessa área é uma ótima opção.

Outra ideia é procurar por empresas especialistas nesse serviço, que fazem convênios com instituições e cuidam da parte burocrática. “Existem custos iniciais na hora de fazer a migração e, por esse motivo, é necessário analisar cuidadosamente a operação para comparar os custos à vista com os benefícios ao longo do tempo”. O mutuário também pode optar pela a troca de crédito ou de dívida.

“O mais comum é alguém ter diversos créditos tomados e negociar com o atual fornecedor ou com outro para obter um valor que quite todos os valores e ele passe a ter apenas um crédito, com taxa menor e prazo adequado para que as parcelas caibam em seu orçamento. Caso seja possível dar algum bem como garantia, como um veículo ou mesmo um imóvel, no caso de valores maiores, as taxas costumam ser reduzidas de forma importante.

No entanto, frisa Valter, a recomendação em qualquer caso é analisar a origem do endividamento. Se a situação se originou por descontrole do orçamento, de nada adiantará uma renegociação se a origem não for corrigida. Ter as despesas sempre controladas, abaixo das receitas e evitar o parcelamento na hora das compras são ótimas sugestões. “Quando tiver que usar o crédito, presta atenção à taxa de juros e tente fazer no menor prazo possível, medindo a capacidade de honrar as parcelas”. Fonte e mais informaçõeds: (www.fiduc.com.br).