86 views 2 mins

Suíça começa a relaxar quarentena a partir do dia 27

em Economia
quinta-feira, 16 de abril de 2020

Lojas de flores serão um dos comércios que poderão reabrir ao público. Foto: EPAc

O governo da Suíça anunciou ontem (16) que começará a realizar uma reabertura “lenta e gradual” das atividades no país a partir do próximo dia 27, por considerar que o pico da pandemia já foi atingido e a doença está sob controle. “À luz dos desenvolvimentos epidemiológicos e das recomendações dos cientistas, o Conselho Federal decidiu relaxar medidas de proteção à população contra o novo coronavírus”, informou o governo em uma nota oficial.

Estarão liberados para funcionamento os salões de cabeleireiros, centros de massagem e estúdios cosméticos e de tatuagens, lojas de ferramentas, de jardinagem e floriculturas. Todas deverão aplicar as medidas de segurança e de higienização já definidas, como as que estão sendo utilizadas nos supermercados e farmácias.

O documento ainda afirma que “caso a situação permita”, as escolas e os shoppings poderão ser reabertos a partir de 11 de maio; já os cursos de ensino não obrigatórios, cursos superiores e universidades, bem como museus, zoológicos e livrarias poderão ser reabertos no início de junho.

O governo suíço ainda afirmou que continua avaliando os impactos das medidas na população e que, em determinados casos ou setores, poderá exigir o uso de máscaras para a circulação. De acordo com dados do Centro Universitário John Hopkins, a Suíça registra 26.356 casos do novo coronavírus e 1.254 morte pela doença (ANSA).