104 views 5 mins

Sete dicas para proteger seu bolso da aceleração da inflação

em Economia
segunda-feira, 14 de junho de 2021

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio surpreendeu o mercado, confirmando o que as famílias brasileiras estão sentindo no bolso: a inflação não para de subir. No acumulado dos últimos 12 meses (de junho de 2020 a maio de 2021), o IPCA alcançou 8,06%, o maior resultado para o mês desde 1996 e bem acima do centro da meta de inflação fixada pelo BC. Veja sete dicas de Evaldo Perussolo, CFO do Banco Bari, para proteger seu orçamento doméstico e investimentos.

  1. Entenda o que é este índice: o IPCA é o índice utilizado pelo governo para fixar a meta anual de inflação. Todo mês, o IBGE pesquisa os preços de uma cesta de produtos e serviços mais consumidos pelas famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos que residem em regiões metropolitanas. Isto quer dizer que a inflação da sua família pode ser ainda maior do que a oficial, dependendo do peso de cada item em seu orçamento.
  2. Controle seus gastos: fazer uma planilha mensal de gastos da sua família, fixando uma meta para cada um, ajudará a economizar. Existem os gastos que variam anualmente, como aluguel e mensalidade escolar. Mas outros podem ter variação diária. É o caso do grupo alimentação, justamente o que tem maior peso no IPCA e nos gastos das famílias.
  3. Fique de olho na lista de compras: quanto menor a renda da família, maior o peso dos gastos de alimentação e produtos de higiene e limpeza. Fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado faz grande diferença, pois ajuda na pesquisa de preços e evita a compra de itens desnecessários. Para frutas e legumes, vale dar preferência aos produtos da safra, que têm mais qualidade e são mais baratos.
  4. Atenção à conta de luz: preços controlados pelo governo, como combustível e tarifas de energia elétrica, também fazem parte do IPCA. E estes dois itens são os que mais pressionaram a inflação de maio. Neste caso, não há como fazer pesquisa de preços, mas sim controlar o consumo.

Como o país passa por uma crise hídrica, entramos na chamada “bandeira vermelha”, o que significa que a conta de luz sofre acréscimo de R$ 4,169 a cada 100 quilowatt-hora consumido. Ou seja: não deixar as luzes acesas sem necessidade e racionalizar o uso dos eletrodomésticos são atitudes que farão diferença.

  1. Renegocie reajustes: embora o IPCA seja o índice oficial do governo, existem outros, que têm metodologia de cálculo diferente. O IGP-M é um deles e serve como referência para muitos contratos de aluguel. Se for o seu caso, entre em contato com o locador e peça renegociação do reajuste, pois o IGP-M acumulado nos últimos 12 meses já alcançou 37,04%. Se o Índice for o IPCA, renegocie também, procurando saber por quanto os alugueres de imóveis próximos estão sendo negociados.
  2. Fique de olho nas aplicações financeiras: se seu dinheiro está na tradicional caderneta de poupança, muito cuidado: o rendimento está perdendo feio para inflação. Em 2020, a inflação pelo IPCA foi 4,52% e a poupança rendeu 2,11%. Em 2021, essa diferença será ainda maior.
  3. Busque investimentos atrelados à inflação: uma das formas mais eficientes de proteção dos investimentos em períodos de inflação elevada é buscar aqueles que oferecem remuneração pela inflação, mais determinada taxa de juros, que o investidor já sabe qual é no momento de aplicar. Entre estes investimentos estão: CDBs, LCIs e CRIs. No caso de LCIs e CRIs, há a vantagem extra, pois assim como a poupança são isentos de Imposto de Renda. – Fonte e mais informações: (www.bancobari.com.br).