Sem festas juninas e flexibilização, caem as vendas nos supermercados

O cancelamento das tradicionais festas juninas e julinas, somado à reabertura do comércio de rua, bares, restaurantes e shoppings, causaram uma desaceleração no valor de vendas registado em junho pela Associação Paulista de Supermercados. O faturamento real dos supermercados, no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou queda de 0,4% no estado na comparação com o mesmo junho de 2019.

A Grande São Paulo foi a região que mais sentiu a queda de vendas com -3,9% em comparação ao ano anterior. O cenário, porém, é diferente no interior do Estado, onde os índices se mantiveram em 2,2%. No acumulado de 2020, o setor varejista alimentar registrou a primeira queda desde fevereiro, caindo de 7,4% em maio para 5,7% em junho. “O setor já esperava uma retração nas vendas devido ao aumento do desemprego, o que obriga os consumidores a serem mais seletivos em suas compras”, explica o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos (AI/Apas).

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