71 views 3 mins

São Paulo promove ações de incentivo ao descarte correto de lixo

em Economia
quinta-feira, 03 de junho de 2021

Atividades fazem parte da Semana Nacional do Meio Ambiente. Foto: Fernando Frazão/ABr

A cidade de São Paulo está recebendo diversas ações educativas para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente e incentivar o descarte correto de resíduos sólidos. Sete terminais de ônibus e o Parque da Juventude disponibilizarão pontos de troca de recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado por saquinhos de composto orgânico e sabão em barra. As atividades, promovidas pela prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, objetiva conscientizar a população para diminuir o impacto dos resíduos no meio ambiente.

A coleta dos materiais será realizada por agentes ambientais, que também atuarão na conscientização. Os materiais recicláveis coletados nos pontos de troca serão destinados prioritariamente para as cooperativas de reciclagem habilitadas na Amlurb, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados. Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia, e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.

A partir de hoje (4), cerca de 30 ecopontos começarão a receber e reciclar gesso – material que antes não era aceito nas unidades. A iniciativa busca diminuir o descarte irregular desse material, além de ampliar a quantidade de resíduos aceitos nos ecopontos – atualmente os equipamentos recebem gratuitamente recicláveis, entulho, poda de árvore e grandes objetos. O projeto será implantado gradativamente nas demais unidades. Também hoje, serão inaugurados dois novos ecopontos na zona leste, localizados na Subprefeitura de São Miguel Paulista – Ecoponto Jardim Romano e Ecoponto Jardim Helena.

Além disso, as mais de 144 mil papeleiras distribuídas pelas vias da cidade começaram a receber novos adesivos com frases educativas. Com três diferentes frases, “Lugar de lixo é aqui”, “Lugar de lixo é no lixo” e “Lixo no chão, não!”, a campanha reforça a importância do descarte correto nas vias. Diariamente, são coletadas cerca de 8 mil toneladas de resíduos no serviço de varrição e lixeiras. A adesivação nos equipamentos acontecerá de maneira gradativa ao longo do ano (ABr).