93 views 2 mins

São Paulo produz 90% do amendoim brasileiro

em Economia
sexta-feira, 05 de junho de 2020

Pandemia do novo coronavírus não afetou a produção do amendoim. Foto: Agricultura/ESP

Paçoca e pé de moleque são doces típicos no Brasil, principalmente neste mês em que se celebra as Festas Juninas. Devido a pandemia do novo coronavírus, as comemorações foram afetadas, mas nada impede que a população se delicie em casa com o amendoim, produto fruto do agro paulista, que é responsável por 90% da produção nacional e abriga parte importante dos demais elos da cadeia de produção. A safra de amendoim deste ano foi beneficiada pelo clima e a alta do dólar favoreceu as exportações.

Dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) mostram que a produção de amendoim em São Paulo, em 2020, foi de 602,9 mil toneladas, produzidas em 1.500 propriedades rurais, localizadas, principalmente, em Jaboticabal, Presidente Prudente, Tupã, Marília, Barretos, São José do Rio Preto, Assis, Lins, Catanduva e Ribeirão Preto. O Valor de Produção do Amendoim no ano foi de R$ 1,03 bilhões.

Ao todo, 198 mil toneladas de amendoim em grãos foram exportadas, principalmente para Rússia, União Europeia e Argélia. Outras 39 mil toneladas de óleo de amendoim foram também exportadas para China e Itália. O valor arrecadado com essas transações chegou a 276 milhões de dólares. No mercado interno, o produto é utilizado principalmente na indústria para produção de confeitos, amendoim salgado e pastas proteica.

Cerca de 25% da composição do amendoim é proteica, o que o coloca como uma excelente estratégia na alimentação de adultos e crianças. É um alimento rico em ácidos graxos poli-insaturados, considerados gorduras boas, responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, juntamente com o resveratrol, substância natural presente no amendoim em alta concentração. Além disso, uma porção de 30g de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de Zinco (AC/SAAESP).