99 views 5 mins

Revisão bancária pode auxiliar empresas endividadas

em Economia
terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

Em um momento em que empresas de diversos setores precisam controlar muito bem seus gastos, todo tipo de estratégia para evitar encargos é válido, particularmente em casos de endividamento. Uma das ações que tem se destacado na redução de despesas é a revisão bancária. O serviço pode trazer um respiro financeiro importante para empreendimentos, em especial, os que estão com as finanças extremamente comprometidas ou negativadas.

O processo identifica irregularidades cometidas pelo banco, prejudiciais à empresa ou à pessoa jurídica, e permite solicitar apoio judicial para corrigir e até mesmo obter indenização por danos causados ao cliente. As empresas especializadas neste tipo de solução financeira possuem equipe multidisciplinar, com profissionais de administração, contabilidade, economia e direito.

Conforme as características de cada caso, é realizado um pente-fino em contratos bancários, no intuito de identificar cobranças não autorizadas, correções monetárias erradas, juros e taxas abusivos e indevidos, que são favoráveis aos bancos e pesam nos orçamentos das empresas. A legislação prevê normas para proteger os consumidores de oneração excessiva e de compromissos além do inicialmente pactuado. Dessa forma, realizar a revisão bancária é um direito da empresa que deve ser posto em prática em prol da saúde financeira do empreendimento.

O serviço de busca de valores a serem repactuados junto às instituições financeiras pode ser contratado por pessoas jurídicas que se enquadram no regime tributário do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, e por qualquer pessoa física que tenha dívidas acima de R$ 50 mil. Microempreendedores individuais não podem recorrer ao serviço. Geralmente, quem busca pela revisão bancária chegou ao limite de tratativas diretas com as instituições financeiras, sentindo-se incapaz de negociar cobranças justas e dentro da legalidade.

Em casos de endividamento com o banco, a empresa ainda passa por constrangimentos, como de ser procurada por escritórios especializados em cobrança, ter o nome negativado ou lidar com processos judiciais. A revisão bancária ocorre na esfera administrativa, sem colocar a empresa entre as não desejadas pelas instituições financeiras ou criar desgaste direto com o gerente da conta. Essa negociação, quando intermediada pelo serviço especializado, não demora mais que três meses até a conclusão, sendo mais rápida que processos judiciais.

Os profissionais que realizam a revisão bancária preparam um laudo técnico, indicando todos os valores financeiros ou tributários elegíveis a serem recuperados. A redução das dívidas contribui para melhorar o fluxo do caixa e possibilita ganhos indiretos, se a equipe identificar mais oportunidades além do objeto inicial do serviço.
O serviço beneficia empresas com dívidas de valores elevados, porque a revisão detalhada pode englobar outras frentes para além do relacionamento com as instituições bancárias. No caso das pessoas jurídicas, mais duas abordagens se destacam.

A primeira é a revisão tributária, que verifica se houve pagamento indevido no IRPJ quitado nos últimos 60 meses. A análise vai identificar se há algum dispositivo legal que a empresa pode aproveitar para reduzir a carga fiscal. Se houver créditos fiscais, o caso vai para o jurídico no intuito de reverter esses valores para a empresa. Mais uma opção é verificar a necessidade de se repactuar cobranças feitas através das máquinas de cartões de crédito que podem ser revisadas em busca de taxas que foram pagas sem necessidade por comerciantes e donos de restaurantes, bares e casas noturnas.

Fonte e mais informações: (https://apzi.com.br/revisao-bancaria/).


One comment on “Revisão bancária pode auxiliar empresas endividadas
    João Paulo Macedo

    Muito interessante esse modelo de negócio, posto que todas as contas e dívidas são auditadas e a recuperação dos valores pagos a maior são restituídos com muita agilidade. Já utilizei esse serviço e fiquei muito contente com a revisão imobiliária, pois minha dívida com o financiamento do meu apartamento foi reduzida em mais de 30%.

Leave a Reply