A alimentação segura é essencial para promover a saúde do consumidor. Na semana em que o mundo se volta a discutir a importância do alimento, a Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) contribui com cadeia produtiva do setor oferecendo Nomas Brasileiras para o gerenciamento de processos, do campo à mesa.
A norma ‘Sistemas de gestão da segurança de alimentos’, requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos é uma delas. O documento tem como objetivo auxiliar as organizações integrantes da cadeia produtiva de alimentos no gerenciamento de processos seguros
O documento atende desde os fabricantes de alimentos para animais e produtores primários, até processadores de alimentos para consumo humano, operadores de transporte e estocagem, distribuidores varejistas e serviços de alimentação, incluindo organizações inter-relacionadas, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes. Outras informações: (https://www.abnt.org.br/certificacao/sobre).