No mercado brasileiro existem diversas opções para contratação de capital, mas nem todas são comuns. Além disso, mesmo as mais populares não são as mais vantajosas, visto o número de empresas que fornecem serviços ruins e que somente levam dores de cabeça aos contratantes.
Essas opções se tornam ainda mais escassas para quem busca altos valores, a exemplo daqueles que desejam investir em construção.
Veja a seguir quais são os tipos de crédito mais comum no mercado financeiro brasileito, conheça também uma modalidade menos conhecida, mas bastante vantajosa.
Modelos de crédito mais comuns
Consignado
O crédito consignado é destinado especialmente a funcionários, aposentados e pensionistas, por descontar as parcelas de benefícios que estes possuem como PIS e INSS. Funciona como um débito automático.
É um modelo considerado satisfatório porque abrange a um grupo, muitas vezes negligenciado por esses serviços: a terceira idade. Essa restrição se deve ao medo das empresas tomarem prejuízo caso aconteça algo com o contratante durante o tempo de pagamento, gerando uma dívida à financiadora.
No entanto, é um erro acreditar que esse serviço seja adequado para qualquer pessoa. Isso porque, a falsa sensação que esse empréstimo causa esconde as taxas altíssimas, além do prazo curto de tempo para pagamento.
Empréstimo pessoal
O crédito pessoal, assim como o cheque especial, é um serviço oferecido por bancos públicos e privados do Brasil. Trata-se do saque realizado por meio do cartão de crédito de sua agência.
Apesar de sua facilidade, esse modelo está longe de ser indicado para alguém. Na verdade,ele não oferece vantagem alguma. O prazo de pagamento é curto, chegando ao máximo de 45 dias e as taxas são abusivas, girando em torno de 7% ao mês.
O que é o Home Equity?
Embora tudo que falamos até aqui sobre o assunto tenha parecido desanimador, temos uma opção interessante. Como vimos, os empréstimos mais populares no Brasil não são indicados para contratação, no entanto, existe um que será a solução ideal para a maioria dos contratantes.
O Home equity, ou empréstimo com garantia de imóvel é indicado especialmente para quem procura valores maiores, pois financia propostas acima de R$80.000,00. Essa modalidade se diferencia ainda pelas inúmeras vantagens que oferece no processo de contratação e pagamento.
Por ser pouco conhecida, pode gerar alguma resistência. Contudo, basta uma boa pesquisa para constatar que essa é realmente a melhor opção de crédito do mercado.
Por que o crédito com garantia é a melhor opção?
Essa modalidade de crédito é uma opção muito vantajosa porque possui juros baixos e um longo período para pagamento. Essas condições facilitam a contratação de quantias mais altas, entre 150 e 500 mil reais.
Lembre-se, contudo, que estas altas somas podem fazer com que surjam agências duvidosas tentando prestar esse serviço. Por isso, o mais recomendado é avaliá-las bem antes de fechar qualquer contrato e fazer pesquisas minuciosas.
Procure fintechs que são referência no assunto, como é o caso da CashMe, onde o crédito com garantia de imóvel ou terreno possui taxas de juros especialmente baixas e um prazo de pagamento estendido, o que garante a segurança de seus clientes.