83 views 2 mins

Procura por financiamento imobiliário aumentou mais de 180%

em Economia
sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A expectativa para a retomada da economia no Brasil tem aumentado ao mesmo passo em que algumas cidades iniciaram a flexibilização do isolamento social. O setor imobiliário foi uma das áreas impactadas pela pandemia. Com a quarentena e o medo de fazer investimentos neste momento, aqueles que estavam planejando comprar a casa própria no início do ano, precisaram dar uma pausa no plano por um tempo.

Agora, dados apontam uma retomada expressiva. Segundo levantamento da CrediHome, plataforma digital de crédito imobiliário, a procura por financiamento de imóveis em junho teve um aumento de 181,27%, em comparação ao mês de maio. O aumento também foi percebido em relação aos financiamentos contratados, o aumento percentual de maio para junho foi de cerca de 28%. Desde janeiro, é o maior índice. Em comparação ao primeiro mês do ano, antes da pandemia, foi registrado um aumento de quase 50%.

Um dos fatores que influenciam o aumento da procura para compra de imóveis, além da retomada gradual dos serviços, é a queda das taxas de juros em financiamentos imobiliários. Com a Selic em seu índice atual e histórico de 2,00%, o investimento em imóveis pode se tornar mais atrativo para quem estava pretendendo sair do aluguel e comprar a casa própria.

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) também trouxe indicadores positivos durante o período conturbado. O seu último levantamento revelou que os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 7,1 bilhões em maio e tiveram um crescimento de 23,2% em 2020. Outro ponto determinante para o aumento da procura por financiamento é fazer todo o processo pela internet. Fonte e mais informações: (www.credihome.com.br).