75 views 59 secs

Precisamos de ‘esforços’ do Brasil

em Economia
sexta-feira, 24 de julho de 2020

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, afirmou que são necessários “esforços” do governo brasileiro, principalmente em relação à preservação da Amazônia, para garantir a aprovação do acordo comercial com o Mercosul pelos parlamentos nacionais. O diplomata disse ter a percepção de que esses esforços já começaram a ser feitos, mas ressaltou que agora é preciso traduzir “as intenções em fatos”.

“Temos temas que ainda têm de ser melhor esclarecidos, e eu já tenho falado muitas vezes a respeito. Precisamos de certos esforços por parte do governo brasileiro, muito particularmente na situação na Amazônia, o tema do desmatamento, mas já temos a percepção de que essa mensagem foi bem recebida e bem compreendida”, declarou Ybáñez, ao citar como novidade positiva a criação do Conselho Nacional da Amazônia, chefiado pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

“Está havendo um esforço grande por parte do governo brasileiro, que nós reconhecemos, mas estamos em um momento em que é necessário que essas declarações, que essas intenções, sejam traduzidas em fatos, em números”, acrescentou. Parlamentos de alguns Estados-membros da UE, como Áustria e Países Baixos, já aprovaram moções contrárias ao acordo comercial com o Mercosul, usando a questão ambiental como principal argumento, porém Ybáñez diz estar “otimista” quanto à sua aprovação (ANSA).