92 views 2 mins

Otimismo do comércio recua pela primeira vez desde março

em Economia
quinta-feira, 25 de agosto de 2022

A maioria dos varejistas espera que o comércio tenha melhor desempenho nos próximos meses.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), alcançou 124 pontos em agosto, redução de 1,8% em relação a julho, na comparação com ajuste sazonal. Esse foi o primeiro recuo no otimismo dos tomadores de decisão do varejo em quatro meses.

No comparativo com agosto de 2021, porém, a confiança do comércio está 7,8% mais alta. Tanto a avaliação das condições atuais quanto as expectativas para os próximos meses recuaram. A perspectiva dos comerciantes para o desempenho da economia no curto prazo teve a maior diminuição entre todos os nove itens avaliados (3,1% a menos do que em julho).

Dos dez segmentos pesquisados pelo instituto no varejo ampliado, nove tiveram retração, exceto o volume de vendas de farmácias e perfumarias, em que houve crescimento de 1,3%. A pesquisa também apontou que 87,3% dos varejistas esperam que o comércio tenha melhor desempenho nos próximos meses, percentual que caiu no último trimestre. Por outro lado, é crescente a parcela daqueles que consideram que as condições para operação do comércio vão ficar mais difíceis.

“Mesmo com a redução das expectativas nas pesquisas, a comparação dos dos meses de agosto nos últimos dez anos mostra que o comerciante está atualmente mais otimista com o futuro no curto prazo do que em anos anteriores”, observa o presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltando que “O consumidor está mais cauteloso com os gastos, principalmente as famílias de menor renda”, ressalta (Gecom/CNC).