80 views 43 secs

ONU lança plano de US$2 bilhões para evitar crise humanitária

em Economia
quinta-feira, 26 de março de 2020

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento de um plano global de resposta humanitária de US$ 2 bilhões para combater a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em alguns dos países mais vulneráveis do mundo. O Covid-19 já atingiu mais de 400 mil pessoas e provocou a morte de quase 20 mil mortes.

Guterres informou que o objetivo da iniciativa é combater o vírus “nos países mais pobres” e responder às necessidades das pessoas mais vulneráveis, que já enfrentaram diversas crises humanitárias em decorrência de conflitos, mudanças climáticas e desastres naturais.
“O mundo enfrenta uma ameaça sem precedentes, interrompendo bilhões de vidas e colocando em risco a economia mundial”, alertou o chefe da ONU.

De acordo com Guterres, “o coronavírus está ameaçando toda a humanidade e, portanto, todos precisam lutar, já que as respostas de cada país não serão suficientes. A iniciativa objetiva fornecer equipamento de laboratório para testar o vírus e suprimentos médicos. Entre as medidas também está a instalação de estações de lavagem de mãos em assentamentos e o lançamento de campanhas de informação (ANSA).