237 views 2 mins

Nuvei realiza primeiro pagamento first-party por agente de IA

em Economia
quinta-feira, 16 de julho de 2026


A Nuvei, fintech global que desenvolve infraestrutura para pagamentos em qualquer lugar do mundo, concluiu com sucesso uma prova de conceito de comércio agentic (Agentic Commerce) em parceria com a Visa, a Arvato Systems e a marca de moda Kings and Priests.

Na demonstração, um agente de inteligência artificial da própria empresa realizou a compra de um produto em nome do consumidor e concluiu o pagamento diretamente dentro do ambiente do agente, sem a necessidade de redirecionamento para uma página tradicional de checkout. A transação foi autorizada por múltiplos emissores europeus utilizando credenciais Visa tokenizadas por meio da plataforma Visa Intelligent Commerce e processada na rede da Visa. Todo o processo ocorreu respeitando regras previamente definidas pelo consumidor, como limites de gastos e categorias autorizadas para compra.

A prova de conceito representa um avanço importante para o comércio agentic ao demonstrar que toda a jornada — da seleção do produto à autorização e ao pagamento — pode ocorrer dentro do próprio agente de IA. A iniciativa também valida o Nuvei Agentic como uma camada de execução independente de protocolos, capaz de permitir que diferentes agentes de inteligência artificial realizem pagamentos.

“O comércio agentic representa a próxima evolução do comércio digital, em que a inteligência artificial deixa de apenas recomendar produtos e passa a executar compras em nome do consumidor”, afirma Phil Fayer, chairman e CEO da Nuvei. “Esta prova de conceito demonstra como essa experiência pode começar dentro do ambiente da própria empresa e aponta para o futuro dos pagamentos: uma infraestrutura capaz de permitir que qualquer agente de IA realize transações, independentemente do protocolo utilizado”.