93 views 4 mins

Mudanças que o 5G pode trazer para a economia

em Economia
quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Foram arrematados os primeiros lotes do leilão do 5G no Brasil. Especialistas afirmam que uma vez implementada, a tecnologia 5G representará um novo salto no uso da internet, pois irá possibilitar novas funcionalidades e serviços pela rede. Para o e-commerce e o varejo online, o 5G também irá representar “uma profunda mudança”. É o que avalia Evandro Prieto, Diretor de Tecnologia e Produtos da Seven Tech Group.

Segundo ele, os negócios na rede ou que acontecem com ajuda dela, serão impulsionados, do ponto de vista dos empreendedores e dos clientes. Evandro explica que com uma internet móvel até 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, o 5G vai possibilitar uma navegação mais rápida e mais estável. Estudos indicam que o carregamento de páginas mais rápidas possibilita uma “taxa de conversão” maior, termo utilizado para representar visitantes que se tornam compradores em uma página.

Consequentemente, com um maior volume de informações transitando na rede, será necessária uma maior capacidade de armazenamento e processamento dos dados.
Assim, a computação em nuvem será um fator fundamental para ajudar nesse processamento. “O 5G dará a possibilidade de acessar com mais facilidade e velocidade um conjunto de supercomputadores para executar milhões de cálculos em fração de segundos e que determinados dispositivos, como os celulares, estejam limitados a fazer. Logo, operações financeiras mais complexas podem ser realizadas com mais facilidade”, avalia.

Esse impulso na capacidade geral de computação dos dispositivos irá possibilitar o uso pleno de serviços complexos como casas inteligentes, carros autônomos e o chamado Metaverso, conceito popularizado recentemente pelo lançamento da nova empresa do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a Meta.

“Esses serviços irão transformar a monetização das relações pela rede muito mais intensas, o que irá exigir ainda mais dos meios de pagamentos e serviços financeiros mais robustos e, ao mesmo tempo, flexíveis”, comenta o especialista. À medida que a computação ficar mais complexa, os mecanismos de segurança financeira também irão requerer profissionais melhor preparados e alinhados com as mais novas tecnologias e procedimentos de segurança.

Empresas também precisam ter sua infraestrutura preparada para o 5G, que irá requerer dispositivos específicos que trabalhem com a nova tecnologia, como é o caso dos smartphones, por exemplo. “Não ter uma infraestrutura adequada ao mercado pode causar lentidão nas operações e insatisfação no atendimento aos clientes. Mesmo com as muitas mudanças, Evandro acredita que o 5G irá avançar bem no Brasil e trazer muitos benefícios para o mercado de negócios online.

“É uma evolução que acontece no mundo e que, se o Brasil não acompanhar, vamos perder oportunidades de negócios valiosas”, avalia. – Fonte e outras informações: (https://www.seventechsolutions.com/).