91 views 2 mins

Missas com fiéis na Itália serão retomadas no dia 18

em Economia
quinta-feira, 07 de maio de 2020

Igreja Católica e governo da Itália fecharam acordo para a retomada das celebrações religiosas. Foto: ANSA

O governo da Itália e a Conferência Episcopal Italiana (CEI) assinaram um acordo que permite a retomada de celebrações religiosas com fiéis no país a partir de segunda-feira (18). O texto vale para as cerimônias de todas as religiões. O documento foi firmado entre o presidente da CEI, cardeal Gualtiero Bassetti, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e a ministra do Interior, Luciana Lamorgese, e antecipa a medida no âmbito das regras de afrouxamento do lockdown por conta da pandemia do novo coronavírus.

“As medidas de segurança previstas no texto exprimem os conteúdos e as modalidades mais idôneas para assegurar que a retomada das celebrações litúrgicas com o povo seja feita da maneira mais segura. Agradeço a CEI pelo apoio moral e material que está dando para toda a coletividade nacional neste momento difícil para o país”, destacou o premier Conte.

O acordo foi alcançado após duras críticas da Igreja Católica, e de outras religiões, para o governo italiano, que não incluiu as cerimônias ordinárias na fase dois do enfrentamento à pandemia da Covid-19, iniciada no último dia 4. As cerimônias estão suspensas desde o dia 10 de março, quando houve o primeiro decreto de lockdown. “O documento manteve unidas as exigências de tutela da saúde pública com as indicações acessíveis e utilizáveis por toda a comunidade eclesial”, informa ainda a CEI (ANSA).