120 views 46 secs

Mercosul causou danos ao Brasil nas últimas décadas

em Economia
quarta-feira, 09 de junho de 2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na terça-feira (8), durante conferência virtual do Bradesco BBI em Londres, que a participação no Mercosul tem sido prejudicial ao Brasil. “O Brasil está comercializando menos com nossos parceiros do Mercosul hoje do que há 20 anos. Foi uma armadilha. Impediu o Brasil de se engajar numa integração industrial mais produtiva nas cadeias globais”. Guedes destacou que o Brasil pretende reduzir “unilateralmente” as tarifas de importação.

O ministro voltou a defender a entrada do Brasil na OCDE e afirmou que o governo está adotando todas as medidas para se adequar às regras exigidas para o bloco. Durante sua fala na conferência, Guedes afirmou que está claro para o governo que o futuro é digital e verde, mas reconheceu que o Brasil enfrenta problemas na área ambiental. Ele disse também que o governo federal tem mantido contato próximo com o enviado presidencial para o clima do governo dos Estados Unidos, John Kerry.

“É verdade que temos problemas com desmatamento florestal, com ocupação ilegal de terras, e estamos muito alertas a isso. Nos últimos três meses, temos mantido contato estreito com o senhor Kerry, que é o homem indicado pelo presidente Biden para tratar de questões ambientais com o Brasil” (ABr).