92 views 56 secs

Intenção de consumo tem melhor resultado

em Economia
quinta-feira, 16 de setembro de 2021

De acordo com a apuração da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o mês de setembro apresentou o melhor índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) desde março, alcançando 72,5 pontos. A série apresentou crescimento mensal de 1,9%, a quarta taxa positiva consecutiva. O número também representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2020, quando apresentou 67,6 pontos. O índice, porém, permanece abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde abril de 2015 (102,9 pontos).

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que, em setembro, a intenção de consumo das famílias continuou a trajetória de crescimento favorecida pela grande parcela da população já vacinada. No entanto, observa que, apesar dos resultados positivos, a recuperação econômica ainda não está garantida. “O aumento da inflação reduziu o poder de compra dos consumidores, principalmente em itens duráveis, que obtiveram inflação acima do índice geral no último resultado”.

“A expectativa das famílias é que esse ambiente econômico mais positivo, percebido no curto prazo, se prolongue para o longo prazo. Tanto que Perspectiva de Consumo foi novamente o item com maior crescimento no mês e alcançou o maior nível desde maio de 2020”, observa a economista da CNC responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro da Silva (Gecom/CNC).