Indústria fecha 2019 com recuo de 1,1%

A produção industrial caiu em sete dos 15 locais pesquisados pelo IBGE, em 2019, o que levou a indústria brasileira a encerrar o ano com recuo de 1,1%, depois de dois períodos seguidos de crescimento. O resultado negativo foi puxado, sobretudo, pela crise no setor extrativo dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que fez com que as indústrias desses estados recuassem 5,6% e 15,7%, respectivamente.

A indústria capixaba também foi influenciada pela menor produção de óleos brutos de petróleo e gás natural, além da saturação do setor de celulose e papel, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada pelo IBGE. Os demais resultados negativos do ano foram registrados nas indústrias da Região Nordeste, com queda de 3,1%, e ainda na Bahia, no Mato Grosso, em Pernambuco e no Pará.

Por outro lado, o melhor desempenho industrial de 2019 veio do Paraná, que avançou 5,7%, com o aumento na produção de automóveis e caminhões. Também apresentaram crescimento as indústrias do Rio de Janeiro, Amazonas, de Goiás, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Ceará e de São Paulo (ABr).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap